País
Em Destaque

FRONTEX reforça segurança no Controlo Fronteiriço Aeroportuário

Operação conjunta de segurança aeroportuária e controlo fronteiriço identifica ameaças e reforça o controlo de passageiros internacionais em Lisboa.

No período compreendido entre os dias 4 e 15 de março, o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, recebeu uma operação conjunta de Segurança Aeroportuária e Controlo Fronteiriço, realizada no âmbito da Joint Operation Focal Points Air 2024 da FRONTEX. Esta operação envolveu a colaboração da Polícia de Segurança Pública (PSP), em coordenação com a Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), a Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL), a Polícia Judiciária (PJ) e o Gabinete Nacional de Interpol (GNI).

O objetivo primordial desta operação conjunta foi identificar potenciais ameaças e reforçar o controlo de passageiros internacionais, visando garantir a segurança interna, a proteção do Espaço Schengen e promover a colaboração internacional no combate ao crime transnacional.

A operação contou com a participação de um perito da IBMTF (Integrated Border Management Task Force) da FRONTEX, o que fortaleceu ainda mais a cooperação internacional no que concerne ao controlo de fronteiras e segurança.

Durante o período da operação, um total de 35.448 passageiros em 161 voos foram sujeitos ao escrutínio. Entre os resultados obtidos, destaca-se a identificação de um passageiro em trânsito para um destino dentro do Espaço Schengen, que foi devidamente sinalizado às autoridades locais. Este episódio realça a importância crucial da cooperação internacional na prevenção e combate ao crime transnacional.

A eficácia desta operação conjunto demonstra não só a utilidade dos mecanismos de cooperação internacional em matéria de segurança e controlo de fronteiras, mas também reafirmar o compromisso das forças e serviços de segurança envolvidos na proteção da sociedade contra ameaças emergentes.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *