
Os preparativos para as Festas da Moita em Honra da Nossa Senhora da Boa Viagem 2022, estão envoltos em muita polémica.
Com as últimas mudanças políticas e consequentes alterações na estrutura que organiza uma das maiores festas a sul de Portugal, o descontentamento tem sido manifestado um pouco por toda a parte.
As reinvindicações das gentes da Moita, prendem-se na escolha do arraial, iluminação escolhida para a festa que se vai realizar em setembro.
A revolta que se tem assistido nos últimos tempos e com grande incidência nas redes sociais, vem no seguimento de uma reunião em que foi anunciado que o arraial das festas 2022 será composto por ferro e luzes led mais modernas.
Os revoltosos não estão contra o avanço da tecnologia nem com a modernização noutros setores da festa. A questão em que se focam é relativamente ao facto das festas perderem a sua identidade, uma vez que é tradição o famoso “arraial minhoto” que costuma decorar as ruas da vila nos dias de festa e que é possível observar de noite e de dia quando as luzes estão ainda desligadas.
Com as novas e modernas iluminações, de dia a festa perde o encanto, pois só são visíveis cabos de luzes led e ferros, ao contrário das tradicionais.
As pessoas que protestam contra esta novidade, afirmam que quem escolheu devia de ponderar, uma vez que vão acabar com uma tradição.
Neste momento, está ainda a decorrer um inquérito online á população e visitantes, para que se possa reverter até setembro esta situação.
Os apelos multiplicam-se em várias plataformas, na esperança de que as festas regressem com a montagem do típico arraial minhoto.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito