Agenda

Festa do Cinema Francês regressa a Almada

Antestreias, filmes inéditos e cinema jovem são algumas das sugestões da 24. ª edição da Festa do Cinema Francês que volta a trazer a Almada o melhor do cinema francófono até ao próximo Sábado.

A Festa do Cinema Francês, que celebra uma das mais ricas tradições cinematográficas do mundo, apresenta a sua programação ao público almadense no Auditório Fernando Lopes-Graça.

Há antestreias, filmes inéditos (que ainda não têm distribuição comercial assegurada em Portugal), CineJovem (filmes destinados às famílias e ao público mais novo) e Segunda Chance (filmes que já estiveram nas salas de cinema portuguesas e que agora podem ser revistos).

No total, são 7 as obras a que o público poderá assistir na sala do Fórum Romeu Correira, no centro de Almada. O filme de abertura da Festa em Almada é “La Petite”, do realizador e romancista Guillaume Nicloux. Quando o seu filho e o parceiro morrem num acidente automóvel, Joseph tem de assumir o seu papel de avô e adoptar o bebé que o casal esperava, começando uma inesperada amizade com a jovem barriga de aluguer. “La Petite” será exibido em antestreia na Festa, pelas 21h do dia 10 de outubro.

“SOS: Salvem a Nossa Escola” (La Cour des miracles), de Hakim Zouhani e Carine May, obra que fez parte da selecção oficial do Festival de Cannes, é exibida no dia seguinte. Neste filme, o público acompanha Marion, uma professora que quer transformar uma escola dos arredores de Paris na primeira escola verde de França.

Já no dia 12 de outubro é apresentado “A Sindicalista”, um filme protagonizado pela reconhecida atriz Isabelle Huppert no papel principal. Baseada em factos reais, a longa-metragem assinada por Jean-Paul Salomé conta a história da representante sindical Maurene Kearney, que em 2012, para defender 50 mil postos de trabalho, denuncia um segredo que abala o governo francês.

“Saint Omer”, da realizadora Alice Diop, é exibido no dia 13 de outubro. O filme versa sobre o julgamento de uma jovem romancista acusada de matar sua filha numa praia no norte da França; à medida que o julgamento avança, as palavras da acusada e os depoimentos das testemunhas vão abalar as convicções dos espetadores.

Em Almada, a Festa termina no sábado, 14 de outubro. Neste dia, são exibidos filmes que integram a secção “Meia Noite em Lisboa”, um programa destinado ao público mais jovem.

Às 18h tem lugar a projeção do documentário “Rookies” (Allons enfants), dos realizadores Thierry Demaizière e Alban Teurlai, que acompanha uma experiência única num colégio de Paris: a de compensar o insucesso escolar através da dança de hip-hop. “Supremos – A História do Suprême 93 NTM” (NTM Suprêmes) encerra a Festa, pelas 21h.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *