Agenda

Exposição em Setúbal de pensadores e fotógrafos inspirados na Arrábida

Iniciativa será inaugurada dia 9 de setembro e o mote é a abertura de espírito à envolvência da serra. Estará patente até 7 de outubro.

Um dos maiores refúgios que muitas pessoas procuram para encontrar respostas, ou até mesmo para fugir da correria e azáfama do dia a dia, é a natureza.

É nos locais que levam à associação com a natureza que surge, muitas vezes, a inspiração para transmitir pensamentos e sentimentos, além de ser muito fácil abrir o espírito na eventualidade de existir envolvência da fauna e flora.

É isto mesmo que encontrará na exposição “A Espiritualidade da Arrábida”. É no dia 9 de setembro que será inaugurada a mostra no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS) e estará patente até 7 de outubro.

O objetivo passa por “explorar a relação entre a natureza e a espiritualidade, bem como a influência da Arrábida na vida de artistas e escritores”. São oito fotógrafos e dez pensadores que vão expor os seus trabalhos para todo o público, que surgem no âmbito das comemorações dos 470 anos da Paróquia de S. Sebastião.

A exposição contará com a participação dos pensadores Casimiro Henriques, Carlos Vale Rêgo, Frei Herminio Araújo, Isabel Melo, João Reis Ribeiro, Joaquina Soares, José António Chocolate, Lourenço de Morais, Maria Helena Mattos e Salvador Peres. As fotografias são de Alberto Pereira, José Alex Gandum, Carlos de Medeiros, João Completo, João Moura, José Canelas, Nazar Kruk e Rosa Nunes.

Haverá ainda curtas-metragens de Alberto Pereira e Carlos Sargedas — todos eles foram desafiados a “exprimir arte e pensamento através da fotografia e da escrita”. A inspiração foram os poetas Frei Agostinho da Cruz e Sebastião da Gama, além do fotógrafo Américo Ribeiro.

A curadoria do evento é de António Melo, Isabel Melo e Joaquina Soares e a organização pertence à MAEDS, à Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) e Paróquia de S. Sebastião, com o apoio do Município de Setúbal, Junta de Freguesia de S. Sebastião, Associação Cultural Sebastião da Gama, Casa Ermelinda Freitas e Arrábida Legend. A entrada é gratuita e o horário de visita é de terça-feira a sábado, das 9 horas às 12h30 e das 14 horas às 17h30. O Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal foi fundado em dezembro de 1974, pela Junta Distrital de Setúbal e abriu ao público em 1976.

O desenvolvimento da investigação arqueológica levou à criação do Centro de Estudos Arqueológicos. Além da riqueza cultural e patrimonial, “a perspetiva teórica que enforma a atividade do MAEDS defende para a instituição museológica um protagonismo não só no plano cultural, mas também no desenvolvimento económico-social regional.” Assim, “o museu é entendido como um espaço de liberdade, incentivador da criação, amplamente aberto à sociedade civil, onde a produção e consumo culturais devem ser estimulados”, explica a MAEDS e a AMRS. Veja no vídeo abaixo, colocado pelo canal oficial da Associação de Municípios da Região de Setúbal, um excerto da beleza da Arrábida.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *