Covid-19Destaque

Escolas sem materiais de proteção preocupa professores e encarregados de educação

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou o regresso às aulas dos alunos de 11 e 12 º anos já no próximo dia 18 de maio. O Governante também anunciou a abertura das creches para o próximo dia 1 de junho. O Diário do Distrito soube que atualmente os estabelecimentos de ensino não conhecem os planos de medidas restritas nem lhes chegou qualquer tipo de material de prevenção e proteção, como, sabão, gel desinfetante nem máscaras, o que está a preocupar professores, auxiliares de educação e pais dos alunos.

O nosso jornal pediu mais esclarecimentos ao Ministério da Educação que até agora não se pronunciou sobre a situação, ao contrário do ministério a FENPROF esclarece que não ‘tem conhecimento das medidas’ e que aguarda por uma reunião esclarecedora por parte da tutela. Na parte do material de proteção esclarece “De facto não existe esse material que, até agora, não chegou às escolas de forma a permitir o regresso de milhares de alunos, professores e trabalhadores não docentes”.

Para o próximo dia 18 de maio está previsto cerca de 300 mil alunos a regressarem às aulas dos anos já anunciados por António Costa. A FENPROF adiantou ao nosso jornal que “não conhecer as plantas das salas não fazendo ideia de como vão ser feitas as divisões das turmas, pois em cada sala só poderão estar cerca de 10 a 12 pessoas”, outro caso que espera ver discutida na reunião que está a aguardar por parte da tutela.

No final do comunicado que nos fez chegar, a FENPROF explica que “Se não forem criadas condições adequadas e a decisão não se suportar num parecer fundamentado de especialistas de saúde pública a FENPROF opor-se-á ao regresso às aulas presenciais, ainda que apenas de parte dos alunos”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *