CrimeDistrito de Setúbal

Distritos de Setúbal e Porto lideram crimes contra idosos

A GNR registou 1.587 crimes de burlas a idosos em 2020, com os distritos do Porto e de Setúbal a liderarem o número de casos reportados.

O distrito do Porto foi onde se registou o maior número de ocorrências, 243, seguindo-se o distrito de Setúbal, com 211, e Lisboa, onde a GNR assinalou 162 casos de burlas a idosos.

Os distritos que registaram menos ocorrências foram Bragança, com 17, Vila Real, com 21, e Portalegre, onde 23 casos foram registados.

A GNR adiantou que, em 2020, as “burlas informáticas e nas comunicações” foram as que registaram maior incidência, com 331 ocorrências registadas, seguindo-se as “burlas com fraude bancária”, com 169 ocorrências e agora mais recentemente burlas sobre a vacinação covid19.

«O burlão aborda a vítima dizendo que irá ser notificada para ser vacinada, a meio do diálogo diz à vítima que necessita de descontaminar/desinfetar a moradia das vítimas com finalidade de ter acesso aos bens da vítima e no final os burlões acabam por levar os bens», exemplificou a força de segurança à agência Lusa.

A corporação indicou que um «estudo efetuado às ocorrências registadas «revelou, por outro lado, que existe «uma percentagem mais alta de vítimas do sexo masculino com 938 casos e 649 vítimas do sexo feminino», apontando, no entanto, que as vítimas são escolhidas de «forma aleatória».

Já o burlão apresenta-se «bem vestidos e bem-falantes, que se apresentam como familiares, amigos de familiares ou funcionários de alguma empresa».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito