DestaqueDistrito de Setúbal

D. Américo Aguiar nomeado novo Bispo de Setúbal

A nomeação foi feita esta manhã pelo Vaticano. O novo bispo agradeceu ao Papa Francisco, que o surpreendeu ao confiar na sua pessoa, a responsabilidade do Cardinalato.

“Venho para Setúbal de coração aberto, com os medos normais de quem se sabe frágil porque humano, mas cheio da Esperança que vem de Deus, que nos leva mais longe, que nos faz superar dificuldades e tropeços, que nos faz acreditar que é possível construir um mundo mais justo, mais fraterno, mais transparente”. Foi desta forma que D. Américo Aguiar reagiu à sua eleição como novo bispo de Setúbal.

O novo responsável religioso por Setúbal espera chegar aos corações e desejos de todos os que lhe peçam ajuda. “Uma Diocese é uma imensa comunidade, cheia de homens e mulheres, de crianças e de jovens, todos diferentes, mas é igualmente uma comunidade cheia de sonhos e aspirações distintas, cheia de abundâncias e de carências. Conseguir chegar a todos, estar com todos e para todos é aquilo que o Papa Francisco pede-me, é o que Deus espera deste vosso Bispo”.

Para o Padre José João Aires Lobato, este é um acontecimento importante para Setúbal. “Isto traz-nos à memória os três Bispos por muitos de nós aqui anteriormente recebidos desde 1975: D. Manuel Martins, D. Gilberto dos Reis, D. José Ornelas. Tal como eles, e diferente de cada um deles, D. Américo traz consigo, na originalidade da sua personalidade, a mesma compaixão de Cristo bom pastor, a mesma capacidade de ser fonte de unidade, o mesmo dinamismo apostólico de conduzir o povo de Deus na reconciliação, na misericórdia, na construção do mundo justo e pacífico”. É desta forma que, por vários elogios, o administrador diocesano se mostra orgulhoso da eleição de D. Américo Aguiar.

Com a nomeação, chega ao fim a ‘sede vacante’, que se iniciou em 28 de janeiro de 2022, quando D. José Ornelas, o responsável pela diocese, foi nomeado para a diocese de Leiria-Fátima. D. Américo Aguiar toma posse no fim do mês de outubro, coincidindo com a celebração dos 48 anos da entrada de D. Manuel Martins como primeiro bispo de Setúbal.

O atual Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas, antigo Bispo de Setúbal, saudou o seu sucessor com votos positivos. “Dou graças a Deus e alegro-me por esta nomeação, que vem ao encontro da necessidade da Diocese, após este tempo de sede vacante. Felicito fraternamente D. Américo e imploro as abundantes bênçãos de Deus para o seu serviço episcopal à Igreja de Setúbal, contando com a participação sinodal de todo o seu povo”, referiu o também Bispo de Leiria-Fátima.

“Neste momento permitam-me que sublinhe a minha relação e amizade com D. Manuel Martins, o homem que assumiu a criação desta Diocese, um Bispo inquestionável na história da Igreja em Portugal, que se fez grande ao lado dos mais pequenos, dos mais pobres, dos mais esquecidos”, refere o bispo na saudação à diocese de Setúbal. Nas suas intervenções públicas, é frequente D. Américo Aguiar falar de D. Manuel Martins, o primeiro bispo de Setúbal, que ficou conhecido como “o bispo dos pobres” ou o “bispo vermelho”. Os dois bispos nasceram em Leça do Balio, Matosinhos, o que aumenta a ligação entre ambos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

2 Comentários

  1. Seja muito bem vindo ao nosso Distrito,que o caminho lhe seja terno e dê muita luz🙏📿🍀

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *