Agenda
Em Destaque

Cortejos e torneios de armas… Tudo acontecerá no “Alvalade Medieval”

Alvalade do Sado prepara-se para mais uma edição da sua feira medieval que irá animar a freguesia entre 15 e 17 de setembro.

Está tudo a postos para mais uma edição do “Alvalade Medieval 2023” que irá animar a freguesia de Alvalade do Sado, no concelho de Santiago do Cacém, durante três dias. O evento organizado pela Associação Cultural Amigos de Alvalade, com o apoio da Câmara de Santiago do Cacém e da Junta de Freguesia de Alvalade. 

A organização espera um total de 15 mil visitantes entre os dias 15 e 17 de setembro.

Em declarações à agência lusa, Ana Rita Viegas, secretária da Associação Cultural Amigos de Alvalade, explica que “O tema deste ano é o Julgamento e o programa recreará vários momentos em que El Rei D. Manuel I julgava, em praça pública, todos os criminosos, malfeitores, deliquentes e praticantes de atos de bruxaria”.

A Carta de Foral a Alvalade, entregue por D. Manuel I, foi a 20 de setembro de 1510, sendo assinalada a data todos os anos desde 2002 com esta feira medieval com um tema cada ano.

Entre cortejos medievais, torneios de armas e até espetáculos de fogo, tudo irá acontecer em Alvalade do Sado, proporcionando aos visitantes uma autêntica viagem ao passado.

O evento contará ainda com a presença de 80 artesãos que vão representar profissões e ofícios da época. Para além de tudo isso, a gastronomia medieval será uma constante, com porco no espeto e outras carnes de caça que vão ser servidas nos espaços de restauração montados no recinto.

As novidades vão ser bastantes, este ano uma dessas novidades destacará um acampamento árabe com dromedários e um recinto de carrosséis, jogos e alimentação para os mais novos, tudo da época.

A inauguração está marcada para esta sexta-feira, pelas 12h00, contando com a presença de 400 alunos dos concelhos de Santiago do Cacém, Grândola, Alcácer do Sal e Aljustrel.

Sábado e domingo é a vez dos grandes cortejos medievais percorrerem as várias ruas de Alvalade.

O episódio da chegada de D. Manuel I será sábado, pelas 15h00, o centro histórico transforma-se para receber o Rei com um cortejo e muita animação. No domingo é a vez de D. Manuel I oficializar a entrega da carta foral à vila.

Os bilhetes para este evento já estão à venda e para os três dias vão custar 18 euros. A entrada de sexta-feira terá um valor de seis euros e no sábado e domingo um valor de sete euros.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *