AgendaDistrito de SetúbalGastronomia

Cavala vai ser ‘rainha’ em Setúbal

A cavala vai ser a ‘rainha’ durante uma semana em Setúbal, entre 19 e 28 de maio, num evento que apresenta um vasto programa, no qual se inclui uma degustação comentada e uma atividade pedagógica, e com a participação de mais de três dezenas de restaurantes sadinos a apresentarem menus especais.

A Semana da Cavala 2023 apresenta das formas mais tradicionais de confeção deste pescado tradicional da costa sadina, mas alguns restaurantes incluem também propostas mais elaboradas, como A Casa do Peixe, que sugere cavalinha ao vapor e cavala de bacalhau, o Decor & Salteado, com timbale de cavala, ou Omotenashi, que promove durante esta semana tártaro e sashimi de cavala.

Durante a iniciativa da Câmara Municipal, dinamizada no âmbito de projeto de promoção turística e de produtos regionais “Setúbal Terra de Peixe”, 32 estabelecimentos de restauração do concelho incluem nas ementas pratos especialmente centrados na cavala.

O programa da Semana da Cavala desenvolve ainda os ‘Encontros Prováveis’, com visita guiada à sede do Clube Recreativo Palhavã, seguida de degustação comentada pela chef Isabel Fonseca da Docapesca, no dia 20, às 18h00.

A participação é gratuita, mas carece de inscrição até ao dia 18, através da ligação https://tinyurl.com/encontrosprovaveiscavala.

A vida da cavala é a proposta temática de uma oficina pedagógica agendada para 27 de maio, às 17h00, na Biblioteca Pública Municipal, de participação gratuita, mas de inscrição obrigatória até 25 de maio no endereço https://tinyurl.com/princesacavala.

A oficina, destinada a maiores de 3 anos, dá a conhecer mais pormenores sobre a alimentação e o habitat do peixe.

A Semana da Cavala conta com os apoios da Docapesca, do Turismo de Portugal, do Clube Recreativo Palhavã e da Quinta de Alcube.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *