BarreiroDestaqueDistrito de Setúbal

Carteiros em greve em Setúbal e no Barreiro

Os carteiros dos centros de distribuição postal de Setúbal Monte Belo estão em greve parcial às duas primeiras horas de trabalho até à próxima quarta-feira, 10 de Maio.

Em causa estão “as condições de trabalho e a falta de pessoal, pois os giros 110, 120 e 130 são incomportáveis de realizar dentro do horário de trabalho e a nova organização de trabalho não contempla a reorganização dos referidos giros”, indica a Comissão Executiva da União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN em comunicado enviado ao Diário do Distrito.

Também os carteiros do centro de distribuição postal do Barreiro 2830 irão para a greve nas duas primeiras horas de trabalho de segunda-feira, 8 de Maio, até sexta-feira, 12 Maio. “Mostram exaustão e cansaço devido à falta de pessoal neste centro, pois já há mais de um ano que consecutivamente realizam dobras, a acrescer pelo facto do trabalho ter vindo a aumentar nestes giros desde Maio de 2021, em que o correio expresso era de 350 objectos e passou para mais de 500, acontecendo o mesmo com o correio registado”, refere o sindicato.

“Quando da implementação desta organização de trabalho, existiam neste local dois agenciamentos a efectuar a distribuição expresso, coisa que neste momento é efectuado pelas viaturas dos CTT e os trabalhadores dos giros, sem as mínimas condições. Como exemplo desta sobrecarga, acontece que foi identificado pelo menos um giro que passa dias sem ser distribuído o correio normal”, lê-se na nota.

A União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN diz-se ainda “solidária com a luta destes carteiros” e realça o facto de “a empresa CTT ter de ser renacionalizada para que situações do serviço público postal não sejam postas em causa, pela falta de recursos humanos ou exaustão dos actuais trabalhadores, pois para a empresa ser rentável e fiável, as medidas de gestão que observem as condições de trabalho dos trabalhadores dos CTT têm de ser tomadas e não a intensificação da exploração”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *