DestaqueEntrevista

Carris Metropolitana | Ligações a Lisboa vão ser reforçadas a partir de novembro

A partir do mês de Novembro os operadores da Carris Metropolitana que garantem ligações da margem sul a Lisboa, vão reforçar os serviços “particularmente aos fins-de-semana e em determinados períodos do dia, pelo que desde as 16h00 até às 20h00, iremos ter autocarros praticamente de dez em dez minutos com saída de Lisboa”.

A informação foi dada por Rui Lopo, administrador da TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa, durante a apresentação dos novos autocarros eléctricos da Alsa Todi que decorreu esta manhã na Moita.

“A partir dessa altura vai notar-se muita diferença” explicou também ao Diário do Distrito.

“Têm existido incrementos desde o início do serviço dos operadores, e o que estamos agora a fazer são algumas restruturações, fruto de os operadores terem conseguido mais autocarros, o que permite reforçar mais o serviço em algumas linhas que servem em concreto a Moita, mas também o Montijo e, de alguma forma, também Alcochete.”

Acerca dos novos autocarros eléctricos, Rui Lopo relembrou que “o contrato entre os operadores, a TML e a AML, prevê que os operadores tenham no mínimo cinco por cento da frota ‘limpa’, ou seja, com baixas emissões a tender para zero. Esta é a concretização e até a superação dessa margem mínima.

Os novos 44 autocarros eléctricos da Alsa Todi são uma percentagem elevada num operador que tem uma frota com menos de 350 autocarros.

Na Área Metropolitana, durante este mês, entram em funcionamento mais de 100 autocarros eléctricos, também nas Áreas 1 e 2, o que é bastante significativo, o que cumpre e até ultrapassa essa obrigação contratual.”

Em relação às queixas que alguns serviços ainda causam, Rui Lopo não desvaloriza as queixas, no entanto garante “que têm vindo a diminuir, não têm comparação com as que ocorreram no momento de mudança, quando o serviço começou e com que os operadores se depararam, de problemas concretos como o da mão-de-obra.

Nos transportes as queixas vão sempre existir. O que podemos dizer é que hoje são residuais, mas mesmo essas queremos que se tornem ainda mais residuais, e trabalhamos para isso todos os dias, actuando e exigindo melhorias junto dos diferentes operadores.”

Mais de 600 mil passageiros diários na Carris Metropolitana

A Carris Metropolitana “transporta, com bilhética, cerca de 550 mil passageiros por dia, e tendo em conta situações de pessoas que se esquecem de validar o bilhete e até fraudes, podemos falar no transporte de mais de 600 mil pessoas por dia.

Para termos uma noção da escala, isto significa que na Área Metropolitana de Lisboa, transportamos diariamente tantas ou mais pessoas como o Metropolitano de Lisboa, o que é uma escala enorme.

Nunca se transportou tanta gente neste eixo da Área Metropolitana, tendo em conta também a combinação de uma série de factores, como as novas linhas e também o facto de termos novos autocarros, o que diminuiu em muito a questão das avarias e até dos incêndios das viaturas.”

Rui Lopo não tem dúvidas: “a realidade que temos alterou-se bastante em ano e meio. Está melhor para todos? Não, há pontos que é preciso ajustar, mas temos de ter em conta a enorme escala de pessoas que transportamos.

Só para dar um exemplo, temos mais de 2 mil estabelecimentos escolares na AML, com os quais temos de coordenar os horários de todos os transportes. Isto é como um jogo de ‘tetris’ complexo, para conseguirmos ajustar tudo a partir do início do ano lectivo.”

Apesar da complexidade de toda a operação, Rui Lopo garante que “aquilo que temos hoje, é melhor do que o que tínhamos no passado, sabendo que é preciso ainda fazer ajustes e também estar preparados para os problemas que ainda podem acontecer. Para isso, a TML está cá para responsabilizar o operador por um lado, e por outro para corrigir o que for necessário, garantindo a melhoria dos serviços.”


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *