AlmadaDestaqueReportagem

Câmara de Almada homenageia Eunice Muñoz com votos de pesar e minuto de silêncio

O executivo da Câmara Municipal de Almada reuniu esta segunda-feira, e um dos pontos abordados no período Antes da Ordem do Dia foi a apresentação de dois votos de pesar pelo falecimento da actriz Eunice Muñoz, acompanhado por um minuto de silêncio.

Os votos foram apresentados pela vereadora Maria das Dores Meira, pela CDU, e pela presidente Inês de Medeiros, pelo PS.

O voto da CDU resumia o percurso da actriz ao longo dos oitenta anos de carreira, bem como as homenagens e prémios que Eunice Muñoz, “de quem, da actriz e da mulher, guardaremos todos para a memória futura, um enorme exemplo de vida e de dedicação à arte, à beleza e à partilha”.

Das mesmas informações constou o voto de pesar apresentado por Inês de Medeiros, que confessou ser “muito difícil escrever um voto de pesar sobre uma pessoa que estamos aqui a homenagear, porque nenhuma pessoa se reduz a meia dúzia de frases, mas a Eunice Muñoz é ainda mais difícil. É fácil escrever os feitos, prémios e peças, mas é muito difícil descrever a pessoa. É preciso dotes de poeta.”

E frisou «a Eunice é para muitas gerações, não Uma Referência, mas A Referência.»

Associando-se “de forma emotiva aos votos de pesar”, o vereador do PSD Nuno Matias, relembrou também o falecimento de António Garcia.

“Homenagear a memória de quem representou algo nas nossas vidas, deixa-nos um travo a saudade, mas deixam-nos também tudo aquilo em que foram marcantes.”

Também a vereadora Mariana Mortágua, do BE, deixou uma breve declaração na qual considerou que “apesar do tamanho da perda, há uma sensação reconfortante enquanto país, quando sentimos que alguém tao grande quanto a Eunice recebeu em vida todas as homenagens que podia ter recebido. E que partiu sabendo que tinha o país aos seus pés, e esse é o único conforto que podemos encontrar nesta perda.”

Perante a semelhança entre ambos os votos, os dois partidos concordaram em unir os textos criando uma redação conjunta, apesar de terem sido votados separadamente, no que foram aprovados por unanimidade.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *