Distrito de SetúbalPalmelaPolíticaSaúdeSesimbra

Autarcas da Arrábida reuniram-se com o Ministro da Saúde

Os presidentes das autarquias de Sesimbra, Setúbal e de Palmela reuniram-se com o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro. O encontro aconteceu após uma primeira reunião, que aconteceu em dezembro, e onde os três autarcas tiveram a oportunidade de lembrar o caos em que a saúde da região se encontrava (e ainda encontra). Em relação a descentralização de competências, que em Sesimbra está a fazer com que a autarquia assuma para si a competência da construção de duas novas USFs (a de Sesimbra deverá abrir ainda no primeiro trimestre deste ano), os autarcas entendem que não estão reunidas as condições para assumirem estas competências.

Francisco Jesus irá avaliar, graças ao PRR, a possibilidade de reabilitação da Unidade de Saúde do Castelo. Esta Unidade, ao contrário das de Sesimbra e da Quinta do Conde, não tem um sistema de refrigeração que permita guardar as vacinas contra a Covid-19. A falta de recursos humanos é uma preocupação que fez com que a USF de Sesimbra não aceite urgências. Os autarcas pedem que a tutela invista mais nos serviços de saúde prestados no distrito.

Na reunião, que aconteceu nos Paços do Concelho de Setúbal, Francisco Jesus, André Martins e Álvaro Amaro apresentaram os principais problemas que estas localidades têm na matéria. Durante o encontro, o ministro anunciou que, em breve, o Hospital de São Bernardo (o principal da região) será ampliado e o Hospital do Outão não vai ser integrada nesta unidade. Tal como se chegou a falar.

No final, o ministro reconheceu as lacunas existentes nos três municípios, no que respeita a cuidados públicos de saúde e destacou a colaboração e capacidade de diálogo dos municípios. Pizarro também informou que não há qualquer intervenção prevista no encerramento articulado das urgências do Centro Hospitalar de Setúbal com os hospitais Garcia de Orta, em Almada e com o hospital do Barreiro.

O governante também falou sobre a possibilidade da criação de uma Unidade Local de Saúde comum aos três concelhos. Este é um tema para ser aprofundado em futuras reuniões. Após o encontro, autarcas e Ministro da Saúde deslocaram-se ao Centro Hospitalar de Setúbal – hospital de São Bernardo, onde reuniram com o Conselho de Administração do mesmo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *