AlmadaAtualidadeCultura

Almada | Marcelo Rebelo de Sousa assiste à final do Concurso Nacional de Leitura em Almada

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, esteve presente no Inatel da Costa da Caparica, que recebeu Sábado passado a final da 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, organizada pelo Plano Nacional de Leitura 2027

Com apresentação de José Carlos Malato, realizou-se no Inatel da Costa da Caparica, Sábado passado, a final da 15ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), Organizado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) 2027. Presentes estiveram o Presidente da República (PR) Marcelo Rebelo de Sousa, a Presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA) Inês de Medeiros, a vice-presidente da CMA Teolinda Silveira, o Ministro da Educação João Costa, Teresa Calçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027, entre outras individualidades. Ao longo do dia, cerca de 220 alunos finalistas leram excertos de livros, defenderam a importância do livro escolhido e convidaram a plateia a ler.

A lista de todos os vencedores do CNL 2022 por ciclo escolar, assim como as Menções Honrosas pode ser consultada aqui.

Este foi um momento que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, um amante de bons livros e leitor compulsivo, não quis perder. Marcelo Rebelo de Sousa esteve em Almada, para assistir à final do CNL e afirmou que “a leitura é fundamental porque dela se faz o avanço das sociedades”. (…) “Cada livro que se lê equivale a um treino intelectual. Quanto mais livros eu leio mais palavras conheço, melhor falo, melhor escrevo, mais mundo tenho, mais informações recolho, mais rápido, mais rigoroso, mais competente, mais apto a compreender o mundo sou”.

Também João Costa, ministro da Educação, deu os parabéns a todas as entidades, professores e famílias, com especial destaque para os alunos participantes a quem lançou um desafio: “serem embaixadores da leitura” junto dos colegas e levá-los a descobrir o gosto pela leitura, porque “ler dá-nos liberdades”.

A encerrar a 15.ª edição do CNL, Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, manifestou um desejo: “queremos que as nossas bibliotecas, cada vez mais, sejam espaços abertos à comunidade” (…), “que a leitura chegue a todos os pontos do nosso território, por isso está em curso e, em finalização, a nossa biblioteca itinerante para espaços do território onde não há condições para criar uma biblioteca, mas os livros vão ter com as pessoas, criando uma dinâmica local”.

Na abertura da cerimónia, Teodolinda Silveira, vice-presidente da CMA, realçou “o trabalho e a importância dos professores bibliotecários das escolas, uma peça fundamental na promoção da leitura”, assim como “a importância da leitura para o domínio da língua, para o desenvolvimento da criatividade, como fonte inesgotável de conhecimento”.

Já Teresa Calçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027, evidenciou a importância do “exemplo e do papel sociológico das famílias” e a “valorização daquilo que é um bem fantástico, um bem cultural, social, individual chamado leitura”.

Concurso Nacional de Leitura

Em 2022, participaram no Concurso Nacional de Leitura (CNL) cerca de 7500 alunos de todos os ciclos de ensino, de 2352 escolas nacionais do continente e ilhas e, também estrangeiras, dos países de língua oficial portuguesa (PALOP)) – Angola, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Cabo Verde – e outros países com ensino do português.

Ao longo das quatro fases do CNL – escolar, municipal, inter-municipal e nacional – foram lidas cerca de mil obras literárias.

O ConcursoNacional de Leitura é promovido pelo Plano Nacional de Leitura 2027, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, o Camões Instituto da Cooperação e da Língua, a Direção de Serviços de Ensino e de Escolas Portuguesas no Estrangeiro e a RTP, com o apoio da Bertrand e do Pingo Doce.

Veja aqui a transmissão na íntegra da final da 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *