Distrito de SetúbalPolíticaSaúdeSeixalSesimbra

Tribuna pública pediu mais e melhores cuidados de saúde

O PCP na Quinta do Conde organizou, em frente da USF local, uma tribuna onde reivindicar uma melhoria na prestação dos cuidados de saúde. Nesta tribuna pública, feita para pedir mais e melhor saúde, defendeu-se que todos têm o direito a cuidados de saúde adequados. Esta é uma luta de todos os sesimbrenses que relembram que este é um concelho com mais de 50 mil habitantes, número que cresce na época alta, e como tal precisa de um maior investimento na saúde.

Um dos pedidos mais antigos não só da população de Sesimbra como de todos os que vivem no distrito é a construção de um novo Hospital no Seixal. Este equipamento, que também iria atender os utentes que viessem de Sesimbra, retiraria a pressão existente sobre o Hospital de Setúbal. Nesta tribuna, que aconteceu junto ao centro de saúde da Quinta do Conde, todos os que passassem poderiam expressar a sua voz para ajudar a desenvolver não só a freguesia ou o concelho, mas todo o país.

Para o partido, a mudança desta situação pode vir através da população. No concelho de Sesimbra, a USF de Sesimbra não está a dar urgências aos dias de semana e também existem problemas na Quinta do Conde. Existe uma degradação na prestação destes serviços e o ponto alto aconteceu quando as urgências do Hospital de Setúbal estiveram encerradas. O presidente da autarquia, Francisco Jesus, participou neste evento e frisou a necessidade urgente de um maior investimento, por parte do governo, nesta área.

O presidente lembrou que se não fosse a autarquia, os quintacondenses e os sesimbrenses ainda estariam mais mal servidos nas respostas de saúde primárias. Segundo o autarca, a realização destas obras faz com que medidas vistas como urgentes, como é o caso dos buracos nas estradas, fiquem para segundo plano. O PCP da freguesia afirmou que não deve ser «a Câmara Municipal de Sesimbra a substituir o Governo».

No concelho de Sesimbra, a autarquia está a terminar a construção de um centro de saúde na vila e pretende avançar com um novo espaço na Quinta do Conde. Em relação a nova USF em Sesimbra, Francisco Jesus teme que após a conclusão das obras não existam os médicos e restantes profissionais necessários para prestar um bom serviço a uma população cada vez mais envelhecida, como é o caso daqueles que vivem no centro da vila de Sesimbra. Também se refere a necessidade de ter meios de diagnóstico básico, como é o caso de aparelhos de raio-x.

Para construir um novo centro de saúde na Quinta do Conde, graças aos fundos do PRR, será necessário um investimento superior a 2 milhões de euros. Isto porque serão construídos em volta arruamentos e parqueamentos que vão servir para melhorar os cuidados prestados por este centro. O atual centro, segundo o PCP da freguesia, não consegue dar resposta às necessidades dos habitantes desta freguesia.

Muitos não têm médicos de família e quando tem necessidade de uma urgência são obrigados a recorrer às Usfs do Castelo e a de Sesimbra. No concelho existem mais de 10 mil habitantes sem médico de família.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *