DestaqueDistrito de Setúbal

Setúbal | Requalificação da Praça do Brasil e da Praceta Quinta do Tavares avança em 2024

Projecto apresentado esta segunda-feira na Câmara Municipal de Setúbal.

A Câmara Municipal de Setúbal (CMS) apresentou esta segunda-feira o projecto de requalificação urbana da Praça do Brasil e da Praceta Quinta do Tavares.

A intervenção será executada “previsivelmente em 2024” e materializa um investimento superior a 600 mil euros, destinando-se a “requalificar esta área da cidade, aumentando de forma significativa a área de lazer, sem reduzir a capacidade do estacionamento autorizado”, indica a CMS.

A obra, com um prazo de execução previsto de cerca de seis meses, é iniciada pela Praceta Quinta do Tavares, a qual mantém a estrutura arbórea existente e vê reforçada a capacidade de estacionamento, com mais duas dezenas de lugares, num total de 175, para utilização exclusiva e gratuita dos moradores.

“O estacionamento é dedicado a residentes, que devem tratar do dístico para ter acesso gratuito ao estacionamento”, afirmou o presidente da autarquia, André Martins. “O espaço público é limitado, com a agravante de, nesta zona, as viaturas estarem estacionadas durante largas horas, ficando os moradores sem acesso a lugares”.

Os trabalhos avançam depois para a Praça do Brasil, que recupera a função de logradouro, com novas dinâmicas e vivências que “dão primazia ao usufruto público, com áreas de estadia e mobiliário urbano, com estrutura verde reforçada, em que se incluem mais de duas dezenas de árvores e perto de dois mil arbustos”, explica a autarquia.

A proposta municipal para a nova Praça do Brasil contempla também amplas áreas de atravessamento pedonal que permitem ligações entre as avenidas da República da Guiné-Bissau e dos Ciprestes, a par de “um moderno parque infantil”.

Ao iniciar a obra pela requalificação da Praceta Quinta do Tavares, a Câmara Municipal de Setúbal garante que, “durante o decorrer dos trabalhos de requalificação, a capacidade de estacionamento da zona não é comprometida, uma vez que os lugares actualmente disponíveis na Praça do Brasil são deslocados para a renovada praceta”.

No âmbito desta intervenção, avança também a qualificação da nova rotunda da Praça do Brasil, a qual recebe uma escultura da autoria do artista Ricardo Romero, “que retrata uma criança a brincar com uma locomotiva, para evocar a memória da estação ferroviária ali existente”.

A escultura será envolvida por uma área ajardinada, com iluminação cénica, e, adiantou o presidente da autarquia, “pode avançar de forma autónoma relativamente ao resto do projecto, de forma a reforçar a atractividade da zona, uma das portas de entrada na cidade”.

A requalificação da Praça do Brasil e da Praceta da Quinta do Tavares integra “o leque de operações qualificadores que o município está a promover, com mais de três dezenas de acções de larga escala a realizar ao longo do mandato, num investimento superior a 25 milhões de euros”.

Pode consultar o resto do programa das intervenções no site oficial da CMS.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *