DestaqueDistrito de Setúbal

Setúbal | Câmara vai investir 25 milhões de euros a qualificar o território

Empreitada a executar até ao final do mandato.

A Câmara Municipal de Setúbal (CMS) vai investir 25 milhões de euros para qualificar o território, numa empreitada a executar até ao final do mandato, segundo o anúncio feito esta quinta-feira pelo edil André Martins.

“São novos investimentos que contribuem para a transformação e qualificação de Setúbal”, afirmou o presidente da CMS, indicando que são mais de duas dezenas de novos projectos municipais nas áreas desportiva e cultural, económica, urbana e ambiental, “para trazer mais qualidade de vida às populações e tornar o concelho mais atrativo para investimentos”.

A construção do Pavilhão Desportivo das Manteigadas, com uma área aproximada de dois mil metros quadrados, orçada em cerca de 1 milhão e 908 mil euros, é um dos investimentos em destaque e a executar pela Câmara Municipal de Setúbal até ao final do presente mandato.

A construção do Auditório Municipal de Azeitão, um espaço multicultural com cerca de 700 metros quadrados, orçado em cerca de 954 mil euros, e do Mercado de Brejos de Azeitão, “de apoio ao comércio local para substituição do mercado existente, que se encontra precário”, investimento de 371 mil euros, também foram anunciados por André Martins.

Para o Parque Urbano da Várzea, o presidente da CMS indicou a criação do refúgio Climático da Várzea, investimento de 905 mil e 240 mil euros em que se inclui a “densificação do coberto vegetal, arbóreo e arbustivo, para reforçar a função de sumidouro de carbono, com base numa infraestrutura verde”.

Nesta área da cidade, são ainda alocados 848 mil euros para a Valorização do Corredor Ecológico da Ribeira do Livramento, uma aposta na “refuncionalização de uma área urbana devoluta, dotando-a de percursos, equipamentos, mobiliário e iluminação, para permitir um maior usufruto nas esferas do lazer, recreio e desporto informal”.

O reforço da estratégia da CMS em matéria de investimento para o território contempla também a requalificação de infraestruturas e pavimentos num nas avenidas dos Ciprestes e de Moçambique, assim como na Rua Engenheiro Henrique Cabeçadas.

Na Avenida dos Ciprestes, o investimento de 742 mil euros anunciado destina-se fechar a requalificação total daquela artéria, neste caso no troço entre a Azinhaga de São Joaquim e a Avenida Antero de Quental, com acções de reperfilamento viário e novas infraestruturas de iluminação pública e drenagem de águas pluviais.

Já na Rua Engenheiro Henrique Cabeçadas, projecto a que está alocado um valor de 901 mil euros, o reperfilamento contempla o aumento da capacidade de estacionamento e a melhoria das condições de acessibilidade e segurança no acesso ao parque escolar, com mais iluminação e drenagem de águas pluviais.

Acções de requalificação urbanística chegam também à Avenida de Moçambique, para a qual está previsto um investimento de 742 mil euros para o reperfilamento viário, em que se inclui uma ciclovia, a melhoria das acessibilidades, mais estacionamento, iluminação pública e um renovado sistema de drenagem pluvial.

A estratégia reserva ainda um investimento de mais de um milhão de euros para a Avenida Luísa Todi, com acções que englobam a reabilitação do troço do caneiro defronte do Mercado do Livramento, a relocalização da fonte dos golfinhos e a renovação de pavimentos, incluindo ciclovia.

O leque de investimentos programados engloba ainda a requalificação do quarteirão urbano formado pela Praceta Joaquina Guerreiro, Lanchoa e Rua Libânio Braga, com 303 mil e 69,60 euros para dar nova vida a um espaço devoluto, com zonas verdes e de lazer e renovadas condições de acesso à EB do Peixe Frito.

Destaque ainda para intervenções viárias nas ruas José Silva Xavier e Dr. Agostinho Machado Faria, com investimentos de, respectivamente, 139 mil e 428,40 euros e 148 mil e 400,80 euros, para a execução de acções de melhoria da rede rodoviária e infraestruturas urbanas ali existentes.

A estas 12 novas acções juntam-se um conjunto de “projectos e obras de larga escala já em curso e em desenvolvimento no território”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *