DestaqueSeixal

Seixal | Eleito do PS quer ex-presidente a responder na Justiça sobre ‘Hotel Mundet’

Local de história com mais de um século, o espaço da antiga fábrica Mundet, no centro histórico do Seixal, está agora a ser transformado no novo empreendimento para habitação e apartamentos turísticos.

Foi em 1905 que nascia na Quinta dos Franceses uma das mais emblemáticas e importantes fábricas de transformação de cortiça de Portugal e do mundo.  

Após o seu encerramento na década de oitenta, viria a ser adquirida pela Câmara Municipal do Seixal em 1997, que ocupou parte dos seus edifícios para equipamentos culturais.

No entanto, o edifício principal da fábrica corticeira viria a ser adquirido por privados para construção de uma unidade hoteleira.

Após a interrupção das obras durante alguns meses, o empreendimento está a avançar mas ainda rodeado de alguma polémica sobre a tipologia.

Isto porque os eleitos do Partido Socialista têm defendido que o ‘Hotel Mundet’, agora ‘UPON Bay Mundet’ não é uma unidade hoteleira, mas sim um edifício de apartamentos.

Eduardo Rodrigues voltou ‘à carga’ e usou como argumentos as descrições do site promocional do empreendimento.

“Quantas vezes disse na reunião de Câmara que este edifício não iria ser um hotel, mas sim um edifício de apartamentos?” questionou o vereador na reunião do executivo desta quarta-feira.

“No entanto, o ex-presidente Joaquim Santos sempre defendeu que se tratava de um hotel. Agora lemos no site da UPON Bay Mundet que «os apartamentos turísticos de classificação de 4 estrelas adaptam-se a diversos cenários de investimentos» e são até elegíveis para Vistos Gold.

Lemos ainda que «o investimento nesta unidade turística permite uma rentabilização imediata e uma valorização imobiliária muito interessante» e que «pode usufruir a tempo inteiro de todas as valências do UPON Bay Mundet num apartamento com vista e com o conforto de um lar com estacionamento e acesso a todos os serviços e equipamentos; ou usufrua do seu apartamento conforme as suas necessidades e rentabilize-o na restante parte do ano, disponibilizando-o para exploração».”

Para Eduardo Rodrigues “está na altura de chamar o ex-presidente Joaquim Santos à justiça para explicar tudo isto. Sempre afirmou que se trataria de um hotel, necessário ao concelho, e para tal praticamente deu 3800m2 de mão beijada ao empreendedor.”

O vereador acusou ainda o ex-presidente acabou de “lesar o município ao «dar» o terreno aos preços em que foi vendido, e da minha parte afirmo que tenho vergonha de ter sido atribuído este edifício para a construção de um prédio de apartamentos, privando a população do Seixal de um espaço único e histórico”.

Em resposta às acusações o presidente do município, Paulo Silva acusou o PS de “nunca ter gostado do projecto do Hotel, porque este representa desenvolvimento para o Seixal. Vamos aguardar pela inauguração, para a qual garanto que serão convidados, e nessa altura poderão auferir se se trata de um hotel ou de um conjunto de apartamentos.”

O autarca acrescentou ainda que “não sabemos o que é dito no site, o que estava licenciado era um hotel. Mas o site não deve estar actualizado porque já sabemos que o Primeiro-Ministro acabou com os Vistos Gold” ironizou.

O site da UPON Bay Mundet descreve o empreendimento como «uma unidade turística de 4*, com 109 Unidades, T0 a T3, Lofts e Duplex; Rooftop Bar e Restaurante; Piscina infinita, Ginásio e Sauna.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *