DestaqueDistrito de Castelo Branco
Em Destaque

Seis feridos ligeiros no fogo de Castelo Branco e Proença-a-Nova

O fogo que deflagrou ontem em Castelo Branco já provocou seis feridos ligeiros este sábado, um dos quais é um civil, a informação foi prestada por fonte do Comando Regional de Proteção Civil do Centro.

O Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Centro, Jody Rato, no ‘briefing’ que fez esta noite aos meios de comunicação social no local foi que” o incêndio que lavra em Castelo Branco e Proença-a-Nova continua ativo com quatro frentes com bastante projeção e a estimativa para já é de uma área ardida de 6.200 hectares”.

O incêndio que se iniciou esta sexta-feira, durante a tarde, na localidade de Carrascal, Santo André das Tojeiras, no concelho de Castelo Branco, foi de tal forma agressivo que já apanhou o concelho vizinho de Proença-a-Nova.

O comandante Jody Rato, salientou ainda que “há aldeias confinadas” e “outras onde houve necessidade de uma retirada temporária dos seus habitantes”.

O INEM que também tem equipas no local já assistiu quatro pessoas e existem seis feridos ligeiros, um civil e os restantes operacionais.

Para este responsável máximo da proteção civil na região, o período da noite será complicado, pois se trata de um “combate difícil”, passando pela “consolidação das áreas ardidas para evitar reativações”, a aposta também será num “combate indireto”, recorrendo a máquinas de rasto, combate esse que tem “sido conseguido com algum sucesso”, disse.

“É um incêndio muito difícil. Devido à intensidade e severidade privilegiamos o combate indireto com máquinas de rasto. Prevemos ainda alguns dias de trabalho no terreno, seja na extinção ou na consolidação e rescaldo”, explicou.

No ‘briefing’ que realizou estavam 1.106 operacionais no terreno, com 376 veículos e 11 meios aéreos, também andam a trabalhar 16 máquinas de rasto no TO.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *