Política

Presidente do Parlamento Europeu presente no Conselho de Estado português

Roberta Metsola esteve no Palácio de Belém onde participou a convite do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, à reunião de Conselho de Estado.

Foi a convite de Marcelo Rebelo de Sousa que a Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, esteve presente na reunião do Conselho de Estado. Esta reunião sob o tema “A menos de um ano das eleições para o Parlamento Europeu, perspetivas sobre a atualidade da Europa”, a Presidente do Parlamento Europeu esteve atenta ao debate que na tarde desta sexta-feira [16] que se realizou no Palácio de Belém e foi presidida pelo Presidente da República português.

O site da Presidência avança que no final da reunião, foi divulgada a seguinte nota:

“O Conselho de Estado, reunido sob a presidência de Sua Excelência o Presidente da República, hoje, dia 16 de junho de 2023, no Palácio de Belém, analisou o tema “A menos de um ano das eleições para o Parlamento Europeu, perspetivas sobre a atualidade da Europa”.

O Presidente da República convidou a Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, para apresentar ao Conselho de Estado uma exposição introdutória relativa às perspetivas sobre a atualidade da Europa.

Após a exposição, seguiram-se as intervenções dos Senhores Conselheiros de Estado, as quais assinalaram o quadro atual de incerteza, mas desafio e exigência, quer a nível europeu, quer a nível mundial. Foi destacada a importância da coesão da União Europeia face aos desafios que se colocam, nomeadamente, quanto aos direitos humanos e o Estado de direito, quanto ao alargamento e suas incidências várias – políticas, institucionais, económicas e financeiras -, quanto à política de migrações, mas, também, em matéria de alterações climáticas, de energia, de digital, de inteligência artificial. E quanto à aproximação entre os europeus e as instituições comunitárias.

Neste contexto foi expresso o profundo choque com a terrível tragédia na passada noite com o barco de centenas de migrantes que procuravam uma vida melhor na Europa e sublinhada a necessidade de uma política de migrações mais adequada às realidades e à dignidade humana.

Em suma, foi manifestada a necessidade de aprofundar soluções para uma cidadania europeia proativa e assente nos valores da União Europeia.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *