AtualidadeDestaqueDistrito de SetúbalDistritosPaís

População da Herdade de Zambujal revoltada com Câmara de Palmela

O problema não é novo no seio da Câmara Municipal de Palmela nem para os cerca de 40 moradores da Herdade do Zambujal, na Marateca, trata-se da passagem sobre um dos braços do rio Sado que banha aquela herdade.

Vários populares juntaram-se esta tarde na ponte do Zambujal para dizer que estão revoltados com a Câmara Municipal de Palmela e com a atitude da mesma, que em 2012 decidiu fazer duas barreiras em cada ponta da ponte não permitindo a passagem nem de veículos automóveis, nem de peões.

Segundo os populares presentes e que estiveram à conversa com o Diário do Distrito, adiantaram que os proprietários da herdade estão dispostos a lutar por aquela passagem que fica mais perto da Estrada Nacional 10 do que terem que dar a volta longos 16 quilómetros para chegar às suas casas.

Segundo um dos relatos que ouvimos é que havendo emergências e pedidos de ambulâncias, esses apoios ficam pelo caminho, pois o único acesso que existe até às habitações da herdade, muitas das vezes é interrompido por um pivô de água, não deixando passar os meios de socorro.

“Tive um problema de coração e tiveram que chamar a ambulância, claro que quando chegou onde estava o tal pivô de água e como não conseguia passar por baixo devido aos pirilampos, tiveram-me que levar de carro até a ambulância e fazer ali o transbordo”, disse António Luís Monteiro, que é um dos moradores que está a favor de que as autoridades políticas possam chegar a um acordo para o arranjo da ponte para que possam passar os meios de socorro e até os moradores que estão a menos de 6 quilómetro daquele local e a mais de 16 quilómetro do acesso atual, que é uma estrada de terra batida até chegar às moradias.

Diário do Distrito sabe que em 2009, o executivo da Câmara Municipal de Palmela realizou uma visita à herdade no âmbito da Semana Descentralizada da Marateca, onde ficou prometido pela presidente do município de Palmela na altura, Ana Teresa Vicente, de que iria haver uma solução para aquela travessia. Promessa essa deixada nessa visita ao proprietário da herdade Mário Vinhas.

Segundo os testemunhos que recolhemos esta tarde no local, em 2012 houve mais conversações por parte dos moradores, proprietário e autarquia, onde nada ficou resolvido, e segundo os moradores, passados alguns dias nasceram as barreiras que agora estão a trancar a ponte do Zambujal.

Prometem fazer chegar o seu manifesto às Infraestruturas de Portugal para que o Ministério de Pedro Nuno Santos, possa chegar a um consenso com a Câmara Municipal de Palmela para a reabilitação daquela estrutura e finalmente reabrir um acesso que fica a minutos da população daquela herdade.

Diário do Distrito pediu esclarecimentos ao Ministério das Infraestruturas e aguarda uma resposta.

[themoneytizer id=”61056-1″]


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *