Distrito de SetúbalDistritosJustiçaPalmelaSeixal

‘Operação Hydra’ no IMT e Centros de Inspeção termina com 38 detidos, um deles agente da PSP

A PSP realizou na terça-feira a ‘Operação Hydra’ com buscas no Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMT) e em centros de inspeção, que culminou com 38 pessoas detidas, entre estes um agente da referida força de segurança.

Em comunicado enviado esta quarta-feira às redações, a PSP explica que «dois detidos são administradores de facto ou de direito de entidades gestoras de centros de inspeção técnica de veículos (CITVs), 33 detidos exercem funções como inspetores em diversos CITV, dois detidos são funcionários do IMT e um detido é polícia da PSP (suspeito de atuar como angariador de clientes para o esquema fraudulento)».

Foram ainda apreendidos 4.311,51 euros em numerário, 41 telemóveis e dados informáticos processualmente relevantes.

A ‘Operação Hydra’ foi realizada no contexto de um inquérito dirigido pelo Ministério Público do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e em investigação no Departamento de Investigação Criminal da Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Ocorreram buscas em Braga, Vila Verde, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Vizela, Fafe, Amarante, Lousada, Gondomar, Porto, Matosinhos, Valongo, Loures, Lisboa, Agualva-Cacém, Azambuja, Vila Franca de Xira, Seixal, Palmela, Setúbal, Silves, Lagoa e Portimão.

Os suspeitos montaram um esquema no qual permitiam que carros passassem na inspeção sem que fossem anotadas deficiências que os mesmos apresentavam ou sem que fossem realizados os devidos procedimentos de inspeção legalmente obrigatórios.

Em troca, os suspeitos recebiam vantagens patrimoniais e não patrimoniais dos clientes dos centros de inspeção.

A investigação em causa vinha a ser desenvolvida em 3 inquéritos distintos, iniciados em 2017, 2019 e 2020 pela PSP – inicialmente pela Esquadra de Investigação Criminal de Loures e, posteriormente, pela Brigada Central de Investigação de Criminalidade Económica e Financeira do Departamento de Investigação Criminal da Direção Nacional da PSP.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *