FamososMundo

Morreu o compositor e actor Ryuichi Sakamoto

O compositor japonês Ryuichi Sakamoto morreu aos 71 anos, avança o gabinete de comunicação do músico em comunicado, emitido este domingo, mas que indica que o óbito ocorreu a 28 de março vítima de doença prolongada.

O funeral, cuja data não foi revelada, será apenas para familiares mais próximos para respeitar “os fortes desejos” de Sakamoto, que descobriu sofrer de cancro no intestino em junho de 2020, depois de ter sido tratado a um tumor na garganta em 2014.

Apesar disso, continuou a criar trabalhos no seu estúdio em casa sempre que a sua saúde permitia. Ele viveu com a música até o fim», lê-se no comunicado.

Sakamoto nasceu em Tóquio, no Japão, em 1952 e foi em criança que iniciou o seu percurso musical.

Na década de setenta, ingressou na Universidade de Artes de Tóquio para estudar etnomusicologia e composição musical, e foi nesta altura que se começou a interessar pelo uso do sintetizador.

Compôs bandas sonoras para filmes de realizadores como Pedro Almodóvar – ‘Saltos Altos’, para a série ‘Wild Palms’ de Oliver Stone, e o filme ‘Os Olhos da Serpente’ de Brian de Palma, entre outros e esteve nomeado para um globo de ouro com a música ‘The Revenant: O Renascido’, feita com o seu colaborador Alva Noto.

Ganhou um Óscar, um Grammy e um Bafta pelo seu trabalho como artista solo e como membro da Orquestra Mágica Amarela (YMO).

Como actor participou no filme ‘Feliz Natal Mr. Lawrence’, de 1983, ao lado de outro monstro da música, David Bowie, cuja página oficial também lhe deixou uma homenagem: «DESCANSE EM PAZ RYUICHI SAKAMOTO. ‘Aqui estou eu, uma vida inteira longe de ti…’», citação da letra da canção ‘Forbidden Colours’, uma versão vocal do tema principal que ele cantou e compôs com David Sylvian para a trilha sonora do filme.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *