CulturaDistrito de Lisboa

Marchas de Lisboa já tem vencedor

Depois de uma noite cheia de festa, Lisboa ficou a conhecer o vencedor das Marchas Populares 2023. A Bica deixou os olhos em bico do júri que lhes deu a grande vitória.

Foi uma noite de grande festa e emoções fortes em Lisboa, com as Marchas Populares a descerem a Avenida da Liberdade e a encantarem o público presente, mas também, a deliciar o júri que esteve nesta noite a avaliar as 20 marchas que desfilaram na noite de Santo António.

A empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) anunciou logo pela manhã os grandes vencedores da edição 2023, sendo que o prémio final cabe à marcha da Bica que ficou no pódio em primeiro lugar, mas na companhia do Bairro Alto (2.º lugar) e Alfama (3.º lugar).

Os restantes grupos (17) que este ano desfilaram na Avenida da Liberdade tiveram o seu apreço e empenho como refere um dos responsáveis da EGEAC.

A marcha de Marvila conquistou o 4.º lugar, já o Alto Pina o 5.º, Alcântara o 6.º, a Madragoa o 7.º, Carnide o 8.º, Penha de França o 9.º, Mouraria o 10.º, São Vicente o 11.º, Bairro da Boavista o 12.º. Belém o 13.º. Castelo o 14.º. Olivais o 15.º, Santa Engrácia o 16.º, a Graça o 17.º, São Domingos de Benfica o 18.º, a Ajuda o 19.º e por fim o Lumiar com o 20.º.

Outras distinções também foram atribuídas nesta noite, a marcha de Alfama e Bica recebem o prémio na categoria de Melhor Coreografia. Já na Melhor Cenografia coube a Alfama e ao Lumiar.

Já no campo do Melhor Figurino o prémio coube a Alcântara, Alfama e Madragoa. A Melhor Letra foi para Alfama e Bica. Na Melhor Musicalidade e na Melhor Composição Original com “A Sina do Estivador” e “A Vedeta é Carnide”, o prémio foi para Carnide.

O Melhor Desfile da Avenida coube às marchas do Bairro Alto e da Bica.

A iniciativa que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, iniciou-se com a Marcha Infantil das Escolas de Lisboa que abriram o evento da 89.ª edição das Marchas de Lisboa 2023.

A não faltar, estiveram presentes os casais que casaram neste Santo António.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *