Política

João Galamba | Polémicas e processos do novo ministro a quem um dia chamaram “cowboy do teclado no seu Twitter”

João Galamba foi o escolhido para o lugar de Pedro Nuno Santos como ministro das Infraestruturas, depois de vários anos como deputado, aos quais se seguiram mais de quatro como secretário de Estado da Energia.

Conhecido por ser impulsivo e explosivo, nos últimos anos envolveu-se em várias polémicas, seja na esfera da Assembleia da República, seja nas redes sociais. Chega a ministro quando a Justiça ainda investiga um caso em que é visado, mas no qual não foi constituído arguido e do qual pouco se sabe.

Galamba chegou ao Governo em 2018. Em Maio de 2021, Francisco Rodrigues dos Santos, então líder do CDS, chamava-lhe “cowboy do teclado no seu Twitter” e pedia a sua demissão. Uma declaração que surge na sequência de uma publicação em que o então secretário de Estado da Energia apelidava de “estrume” um programa da RTP da jornalista Sandra Felgueiras, que emitira uma reportagem sobre a exploração de lítio em Montalegre a uma empresa criada três dias antes da assinatura do contrato e sem estudo de impacto ambiental.

Um ano depois, o Ministério Público investigava o megaprojeto do hidrogénio verde em Sines, em que Galamba e Siza Vieira, então ministro da Economia, eram visados por suspeitas de indícios de tráfico de influências e de corrupção. Mais de dois anos depois, a investigação ainda decorre e João Galamba não foi constituído arguido.

Na oposição há quem lembre a mensagem que João Galamba enviou a José Sócrates a avisá-lo da Operação Marquês e quem não esqueça a forma como sempre defendeu o antigo primeiro-ministro (até à sua acusação). Recorde-se que Sócrates foi quem levou Galamba para a política.

Agora, chega a ministro. Recentemente, concedeu uma entrevista em que afirmou que os políticos hoje não têm muita credibilidade.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *