Famosos

Inês Herédia acusa a Igreja Católica pelo tratamento a gays: “não posso ser tratada da mesma maneira”

Inês Herédia e Gabriela Sobral têm dois filhos em comum, os gémeos, Luís e Tomás, de 2 anos, e atriz fez um longo tesmunho sobre a importância do catolicismo na sua vida,  a sua homossexualidade e o baptizado dos filhos.

“O batizado dos meus filhos foi um dos momentos mais felizes da minha vida. Para um ateu, não é todos os dias que se vai a um batizado tão vivido e refletido como este, para um católico, não é todos os dias que se batizam filhos de duas mães.”

E continuou mostrando a sua relação próxima com a Igreja Católica: “Tive uma educação católica em casa e na escola, com uma vida muito presente na Igreja. Cheguei à adolescência e questionei tudo, afastei-me da Igreja e os meus pais nunca me impuseram nada. Durante os anos de liceu só ia à missa nas principais celebrações, com a família. A dada altura, no primeiro ano da faculdade, resolvi pegar no carro e ir sozinha à missa num domingo qualquer. Mexeu tanto comigo que acho que nos meus 3 anos de licenciatura estudei mais de teologia do que de hotelaria. Não percebo porque é que me sentia bem ali, mas sentia. Sentia-me tão bem e tão segura ali”.

“Nunca cheguei a perceber. Ainda hoje não encontrei nenhuma explicação racional. A não ser a de que não se escolhe aquilo ou quem se ama. Ama-se e acredita-se simplesmente. Com o passar dos anos e à medida que fui percebendo e aceitando a minha homossexualidade, afastei-me proporcionalmente deste lugar onde me sinto tão bem, mas que o mundo, a sociedade e o peso da história e das instituições me continuava a dizer que eu não era assim tão bem-vinda ali. Ou era, mas com condições. Hoje entristece-me saber que não posso ser tratada da mesma forma que o amigo hétero que tenho ao lado”.

E rematou: Sei que andam por aqui muitos católicos LGBT, na grande maioria não assumidos. E por isso, resolvi vir aqui partilhar isto. Que tudo é um caminho e que este foi um dos dias da minha vida em que tive a certeza absoluta que o Deus que amo (tome Ele a forma que tomar para cada um de vocês) estava ali comigo a olhar-me com o mesmo amor que olha “os outros””.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *