DestaquePaís
Em Destaque

CNA acusa Governo de manobras de diversão 

A semana passada ficou marcada com o protesto dos agricultores um pouco por todo o país. A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) avança esta segunda-feira para uma manobra de diversão por parte do Governo para enganar os agricultores.

Em comunicado, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) acusa o Governo de praticar manobras de diversão por parte do Governo para enganar os agricultores.

A CNA refere ainda que a Ministra da Agricultura terá mentido ao país, quando numa entrevista avançou que o pacote de medidas anunciado foi negociado com todas as confederações, mas que nunca discutiu esse pacote com a CNA.

Depois dos protestos da semana passada, a governante solicitou a presença das confederações para uma reunião. A CNA explica que “o Governo tenta por água na fervura do legítimo descontentamento dos agricultores, mas que se recusa a resolver os problemas dos mesmos.”.

“O que se passou hoje na reunião com as confederações foi mais uma sessão da já rotineira e inaceitável campanha dos milhões para os agricultores”, salienta aquela confederação.

Os agricultores acusam o ministério de apresentar medidas já contempladas no Orçamento de Estado para este ano, como a redução do ISP do gasóleo agrícola e das compensações dos cortes nas candidaturas aos Ecorregimes “Agricultura Biológica” e “Produção Integrada”, estas reclamadas pela CNA.

Bruxelas chamada a decidir

O caderno de intenções apresentada pela ministra em gestão, é uma mão cheia de nada, pois todas essas decisões depois vão ter que passar por Bruxelas, e as medidas a serem concretizadas, só chegaria aos agricultores em 2026, por isso a CNA avança que o Governo de gestão só quer entreter os agricultores para ficarem parados e não avancem com protestos.

Na questão dos pequenos regimes de agricultora a confederação diz que o Governo não quer fazer justiça, esta, porque esses regimes levaram um corte de 50 por cento nos apoios.

Fica a promessa de novas lutas para os próximos dias.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *