DesportoDestaque
Em Destaque

Bispo de Setúbal encabeça lista de Pinto da Costa no Conselho Superior do FC Porto

Pinto da Costa está na corrida à presidência do FC Porto e irá disputar eleições contra André Villas-Boas e Nuno Lobo. A lista do atual presidente são surpreendentes com personalidades de todos os setores, uma delas é o cardeal e bispo de Setúbal, Américo Aguiar.

É um anúncio surpreendente aquele que Pinto da Costa fez no auditório da Junta de Freguesia de São Pedro da Afurada, em Vila Nova de Gaia, quando o atual presidente do FC Porto, revelou que o cardeal e bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, será o primeiro membro da sua lista ao Conselho Superior dos vice-campeões nacionais de futebol.

“Vou continuar a renovar [a lista], não só na direção, como no Conselho Superior. Posso anunciar que, por vontade própria, e dizendo-me que estava não a pensar em mim, mas no bem do clube, o cardeal Américo Aguiar ofereceu-se e será o primeiro candidato na minha lista ao Conselho Superior”, afirmou Pinto da Costa.

Américo Aguiar, tem atualmente 50 anos, e é uma figura conhecida na opinião pública, por ser presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. Nascido em Leça do Balio, no concelho de Matosinhos, foi ordenado sacerdote em 2001, o bispo de Setúbal foi recentemente elevado a cardeal pelo Papa Francisco, tornando-se o sétimo cardeal português do século XXI e o quarto a ser criado no atual pontificado.

Para além do mundo eclesiástico, D. Américo Aguiar, também tem uma ligação estreita com o FC Porto. O cardeal já foi premiado com os Dragões de Ouro de Sócio do Ano, 2019, e Honra, em 2022, e agora está na viagem de uma jornada inédita ao concorrer aos órgãos sociais do clube azul e branco.

A lista de Pinto da Costa já havia apresentado outros candidatos, como António Oliveira, antigo jogador e treinador do clube, o empresário e gestor, João Rafael Koehler e a ortopedista Marta Massada, para diversos cargos na direção. Os estatutos do clube exigem que cada lista apresente os seus candidatos à liderança dos órgãos sociais até à próxima quinta-feira, 30 dias antes das eleições que estão programadas para acontecer a 27 de abril, no Estádio do Dragão, no Porto.

Neste cenário eleitoral, Pinto da Costa concorrerá à presidência do FC Porto com outras duas figuras de relevo, André Villas-Boas, ex-treinador da equipa de futebol e o empresário Nuno Lobo, este derrotado nas eleições de 2020. A batalha pelo Conselho Superior parece renhida, com três listas e um movimento independente liderado por Miguel Brás da Cunha, advogado e professor universitário, disputando as 20 cadeiras efetivas desse órgão consultivo do clube.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *