Distrito de LisboaDistrito de SetúbalPalmelaPolítica
Em Destaque

“A questão das localizações acabou aqui”: Opções Aeroportuárias para a Região de Lisboa abordadas em Palmela

Autoridades e especialistas debatem o futuro do aeroporto.

A Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) realizou uma sessão de esclarecimento, em Palmela, para discutir as opções estratégicas aeroportuárias para a Região de Lisboa. A sessão contou com a presença de figuras proeminentes e especialistas no assunto, que destacaram a importância da escolha de um aeroporto definitivo para Lisboa.

Estiveram presentes no evento o Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro; a Secretária-Geral da AMRS, Sofia Martins; o Presidente do Conselho Superior de Obras Públicas e Presidente da Comissão de Acompanhamento dos Trabalhos da Comissão Técnica Independente, Carlos Mineiro Aires; e Paulo Silva, Presidente da Câmara Municipal do Seixal. A Comissão Técnica Independente também marcou presença.

Durante a sessão, que teve lugar no Cineteatro S. João, Álvaro Amaro elogiou a organização do evento e reforçou a necessidade de serem tomadas decisões definitivas em relação ao aeroporto de Lisboa: “Está na altura de tomar decisões, não nos podemos queixar da falta de estudos.”

O Presidente da Câmara de Palmela sublinhou os “efeitos negativos da indecisão”, que afetam a imagem de Portugal além-fronteiras. Carlos Mineiro Aires foi ainda mais enfático ao afirmar que a questão das localizações aeroportuárias está encerrada: “A questão das localizações acabou aqui, está morta (…) ficou esgotada e exaurida.”

Por parte da Comissão Técnica Independente (CTI), a Coordenadora-Geral, Maria do Rosário Partidário, apresentou os principais critérios levados em consideração pela CTI. Os “fatores críticos” incluem o interesse nacional, a importância para o país, o longo prazo e a flexibilidade e capacidade de adaptação.

A tarde foi dedicada à apresentação do estudo realizado pela comissão, que visava definir o tipo de aeroporto desejado: acessível, eficiente e sustentável. Maria Rosário Partidário também comentou sobre as críticas à construção de um aeroporto intercontinental: “Quem questiona a importância de se construir um novo aeroporto, se calhar nunca apanhou um voo no Aeroporto Humberto Delgado.”

Este evento é parte de uma longa discussão sobre a construção de um aeroporto complementar ao Aeroporto Humberto Delgado, localizado na Portela, em Lisboa. O novo aeroporto proposto seria, tendo em conta o relatório preliminar da CTI, que iniciou os trabalhos a 23 de novembro de 2022, construído no Campo de Tiro, em Samora Correia, com a perspectiva de se tornar o único aeroporto da Região de Lisboa no futuro. O Aeroporto Humberto Delgado, considerado um dos mais antigos e problemáticos do mundo, tem sido alvo de críticas frequentes em relação à sua infraestrutura e eficiência.

A proposta de construir um aeroporto complementar em Samora Correia, no Campo de Tiro, visa aliviar a pressão sobre o Aeroporto Humberto Delgado e melhorar a infraestrutura aeroportuária da região de Lisboa. A discussão em torno dessa proposta envolve considerações sobre impacto ambiental, custos e benefícios económicos, bem como a capacidade de atender às necessidades futuras de transporte aéreo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *