MundoPolítica

18 mil milhões de euros de ajuda à Ucrânia

Contornando o veto da Hungria a União Europeia (UE) desbloqueou 18 mil milhões de euros, que servem de ajuda à Ucrânia para 2023.

O concelho europeu informou que “A Ucrânia pode contar com a UE. Continuaremos a apoiar a Ucrânia, também financeiramente, enquanto for necessário. A Ucrânia pode contar com o apoio financeiro da UE ao longo de 2023”

Apesar de a unanimidade exigida a UE conseguiu angariar os 18 mil milhões de euros com emissões de dívida garantidas apenas pelos países da UE e não através do orçamento comunitário, o que não seria permitido.

Contudo, a possibilidade de captar verbas do orçamento comunitário não esta fora do cenário europeu, pois a Hungria pode vir a recuar com o seu veto.

Devido aos problemas com o estado de direito esta sexta-feira a comissão europeia insistiu na necessidade de congelar 7.500 milhões de euros de fundos regionais à Hungria. Essa ação vai levar a uma nova reunião afim de discutir o assunto, sendo a data limite 19 de dezembro.

A União europeia terá ainda que decidir o destino do plano de recuperação húngaro, que, em acordo com Budapeste a comissão europeia terá introduzido 27 reformas relacionadas com o reforço do Estado de Direito como condição para o início do pagamento das ajudas.

Plano que terá agora que ser aprovada formalmente pelos estados-membros. Caso contrario a Hungria perderia 70% dos fundos em ajuda direta, o que equivale a 4.600 milhões dos 5.800 milhões.

.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *