Desporto

XVI Clássica de Cicloturismo no Montijo

Percurso da prova será Afonsoeiro-Canha-Afonsoeiro e terá cerca de 70 quilómetros. A dificuldade é de grau médio e terá acompanhamento policial. A iniciativa decorrerá no próximo domingo a partir das 09h00.

Esta é a 16.ª edição deste tradicional passeio que percorrerá as ruas da freguesia do Afonsoeiro, seguindo pela Estrada Nacional 4 até Canha, efetuando depois o percurso inverso, numa extensão aproximada de 70 quilómetros. A concentração dos participantes está marcada para as 8h30, junto ao Palco do recinto das Festas do Afonsoeiro.

Para inscrições e mais informações é necessário utilizar os seguintes contactos: 912 158 478 ou mister_ze64@hotmail.com.

A organização espera a participação de pelo menos 200 cicloturistas de ambos os sexos.

“Aproveitar a oportunidade para conhecer um pouco melhor o concelho do Montijo, numa manhã de saudável convívio desportivo”, é este o mote do evento.

O Grupo de Cicloturismo do Afonsoeiro é a mais antiga equipa em atividade registada na Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta. A ideia surgiu de um amigo de infância de José Borges, Presidente do Grupo. Trabalhavam juntos e em conversas falavam de um evento que ia acontecer no Estrela do Afonsoeiro [Estrela Futebol Clube do Afonsoeiro], do qual ele fazia parte, que era as comemorações do 25 de Abril. Entretanto, a equipa do Estrela acabou e esse tal amigo também veio para o grupo. Juntou-se uma meia dúzia de pessoas e nunca mais parou até hoje, ao ponto de virem agora ao evento maior de Cicloturismo no Montijo, mais de 200 pessoas.

Antes da prova Clássica já se realizavam passeios em conjunto com a Comissão de Festas do Afonsoeiro. Normalmente, os passeios de cicloturismo são ao domingo de manhã e no Afonsoeiro, os domingos de manhã estavam vagos, então a Comissão decidiu aderir à ideia.

Apesar de a Clássica realizar o seu 16.º aniversário, já se realizam passeios há mais de 20 anos. A Clássica é um passeio de ida e volta até Canha, com partida do Afonsoeiro, sempre com uma volta pelas ruas do bairro, em seguida, estradas nacionais até Canha, passando pela Atalaia e pelas Faias. É um passeio mais no concelho com uma extensão razoável. Ao chegar a Canha é feito o abastecimento, um intervalo para as pessoas se abastecerem de fruta e águas.

O cicloturismo é uma forma de turismo que consiste em viajar utilizando como meio de transporte uma bicicleta. É uma maneira saudável, económica e ecológica de se fazer turismo. Trata-se do conhecimento que se adquire de outras culturas e costumes das cidades ou vilas vizinhas visitadas. Para praticar esta modalidade é necessário algumas precauções para não sofrer contratempos na estrada, ‘kits’ de reparo de câmaras de ar, ferramentas de ajustes e manutenção de freio entre outras peças da bicicleta. Atualmente são diversos grupos espalhados por várias cidades do país, que geralmente marcam eventos de passeio.

O evento desportivo é organizado pelo Grupo de Cicloturismo do Afonsoeiro e Câmara Municipal do Montijo, com o apoio da autarquia do Montijo e Afonsoeiro e ainda da empresa «Móveis Jolar».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito