Votação nas eleições do Benfica ultrapassa quase todos os municípios das Autárquicas de 2025
Mais de 85.000 sócios participaram, ultrapassando a média de votação das Autárquicas em Portugal.
Participação recorde no Benfica supera 98% dos municípios portugueses nas Autárquicas de 2025
As eleições para a presidência do Sport Lisboa e Benfica registaram uma adesão histórica, com 85.422 sócios a exercerem o seu direito de voto. No entanto, para além das eleições mais concorridas no futebol, com direito ao recorde mundial em eleições de clubes, há mais factos a destacar.
Segundo cálculos do Observador, este número nas eleições do Benfica supera a participação registada em 98% dos municípios portugueses nas autárquicas de 2025, onde a média de votantes por município rondou os 1.500 eleitores.
A diferença evidencia o forte compromisso dos associados com o futuro do clube. Mas, mais do que isso, mostra como a mobilização em contextos associativos pode superar largamente a participação em processos eleitorais municipais.
Como ficaria o Benfica se fosse um município?
Por exemplo, tal como a mesma fonte refere, se o Benfica fosse um município seria o sétimo da lista dos que tiveram maior número de votantes. Só em seis municípios houve mais votantes do que nas eleições do conjunto da Luz: Lisboa, Sintra, Vila Nova de Gaia, Porto, Braga e Cascais.
Também segundo o números divulgados por parte do emblema encarnado, estavam em condições de votar nestas eleições 160.182 sócios. Portanto, significa que a participação eleitoral foi na ordem dos 53%. No caso das autárquicas, a participação total ficou ligeiramente acima, com 59,26% dos eleitores a irem votar, ou seja, mais de 5,5 milhões de eleitores.
Por fim, é importante ressalvar que se trata um paralelismo entre populações diferentes. O eleitorado do Benfica é bastante limitado, correspondendo apenas aos sócios ativos do clube, maiores de idade e com quotas regularizadas que participaram nas votações das regiões do país onde se encontravam.
Por outro lado, os números das autárquicas referem-se aos cidadãos recenseados que exerceram o direito de voto no município de residência. Ou seja, não só se tratam de universos de dimensões diferentes, como também existem diferenças significativas no nível de motivação e de envolvimento dos participantes em cada tipo de eleição.
Resultados da primeira volta
Após a contagem de todos os votos, apresentamos igualmente os resultados finais da primeira volta das eleições do Benfica:
- Rui Costa (Lista G): 42,13% (32.898 sócios, 744.655 votos).
- João Noronha Lopes (Lista F): 30,26% (27.109 sócios, 534.818 votos).
- Luís Filipe Vieira (Lista E): 13,86% (11.816 sócios, 244.997 votos).
- João Diogo Manteigas (Lista C): 11,48% (12.259 sócios, 202.989 votos).
- Martim Mayer (Lista B): 2,10% (1.480 sócios, 37.071 votos).
- Cristóvão Carvalho (Lista D): 0,18% (148 sócios, 3.146 votos.
Nenhum candidato obteve a maioria absoluta. Portanto, a segunda volta será disputada entre Rui Costa e João Noronha Lopes. O “evento decisivo” está marcado para o dia 8 de novembro, conforme os estatutos do clube, e decidirá de forma definitiva quem será o próximo presidente dos vermelhos e brancos.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







