Desporto

Vitória de Setúbal | Reunião entre o Conselho Vitoriano e o Movimento Pró Vitória foi “acesa”, mas positiva

Foi proposta a realização de 2 sessões de esclarecimento por parte da Direção, sobre o protocolo com a Sixth Street Partners.

Em entrevista, concedida ontem à rádio Azul, José Ferreira, Fernando Belo e Fausto Campos, membros do Movimento Pró Vitória, falaram sobre a situação atual do clube, que consideram estar “mal de saúde“, e revelaram que, na reunião com o Conselho Vitoriano, com a presença de dois elementos da Direção do Vitória de Setúbal e do Presidente do Conselho Fiscal e Jurisdicional, a proposta da criação de uma quota suplementar (a quota Pró Vitória) foi aceite, tendo, também, a Direção concordado em realizar duas sessões de esclarecimento sobre o protocolo assinado com o novo investidor do Vitória de Setúbal, a Sixth Street Partners. Nesse protocolo, consta, de acordo com a informação transmitida na reunião, a “confidencialidade e exclusividade” com o futebol.

Numa reunião, considerada “bastante acesa”, mas produtiva, os membros do Movimento Pró Vitória explicaram, ainda, que não desejam que o novo investidor tenha intervenção na componente futebolística, pois consideram que tal apaga a herança popular do futebol, tendo em conta que a gestão passaria para um grupo de gestores alheios à cultura de formação dos jogadores. Sobre a alienação de património, os membros consideram que deve haver uma “garantia física“, para não se repetirem casos anteriores de investidores que se demitiram das suas responsabilidades.

Os membros do movimento criticaram, ainda, a cultura do medo do “ou votas ou o Vitória morre“, em que, devido à frágil situação financeira do clube, os dirigente apresentavam os investidores do clube de forma retumbante, para além de terem invocado o artigo 5.º dos estatutos do Vitória de Setúbal, em que, pelo facto da presença do clube na 2ª Divisão Distrital ter colocado o clube no estatuto de amador, não é possível o mesmo ser vendido.

Questionados sobre se o movimento não terá uma visão “romântica do Vitória de Setúbal“, Fernando Belo, membro do Pró Vitória, lembrou o passado de glória do clube, em que era considerado um “milagre do futebol“, e chegou a fazer parte do top 12 de clubes europeus, e a forte presença de jovens nos jogos do clube, com José Ferreira a referir que o presidente do Conselho Vitoriano Eugénio da Fonseca, “estava agradecido pela forma como o movimento está a trabalhar“, ao ir às coletividades para fomentar o movimento, afirmando que “isto é o espírito do Vitória“.

Para além disso, invocou o exemplo do clube italiano Como 1907, que esteve numa situação semelhante à do Vitória de Setúbal, e em que deixaram de ter estádio, mas que estão de volta à liga principal.

O movimento Pró Vitória realizou a sua primeira sessão de esclarecimento na sexta-feira, dia 23, na União Desportiva e Recreativa do Casal das Figueiras, tendo marcada a próxima nesta sexta-feira, dia 30, nos Ídolos da Praça, e com mais uma prevista para o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, em data a anunciar.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela