EducaçãoSociedade

Vídeo viral de aluna a abandonar aula após insultar professora era afinal uma praxe encenada na UTAD

Imagens que circularam nas redes sociais e mostravam um confronto entre uma aluna e uma professora na UTAD afinal não retratam um caso real, mas uma encenação de praxe académica.

De um vídeo “real” e “viral” para uma “praxe encenada” na UTAD

O vídeo que recentemente se tornou viral nas redes sociais, mostrando uma aluna a insultar uma professora e a abandonar a sala de aula, não corresponde a um episódio verídico. Segundo o Notícias ao Minuto e o Notícias de Coimbra, o vídeo viral apresentou uma praxe encenada e organizada por estudantes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

As imagens mostram uma estudante a discutir com uma suposta docente, alegando ter faltado a uma aula para cuidar do filho. A “professora” responde, questionando se “a criança não tem avós”, o que leva a aluna a reagir com insultos e a sair da sala, sob aplausos dos colegas. As mesmas fontes explicam que o vídeo, embora pareça real, mostra uma encenação realizada no contexto de uma “aula fantasma”, tradição associada às praxes académicas.

Vídeo antigo voltou a circular como se fosse atual

De acordo com ambas as publicações, o conteúdo tem vários anos, mas voltou recentemente a ser partilhado nas redes sociais com alegações de que retratava um episódio real e atual numa universidade portuguesa. As verificações realizadas por esses meios de comunicação confirmam que o vídeo foi encenado por alunos mais velhos para os caloiros. Ou seja, não foi um incidente real entre uma professora e uma estudante.

Entretanto, circulou igualmente um alerta nas redes sociais a esclarecer que seria uma praxe encenada e não um conflito genuíno em contexto de aula. “Faz parte da praxe encenada por alunos mais velhos para os caloiros. Não se trata de um incidente real com uma professora“, pode assim ler-se nesse mesmo esclarecimento.

Sem confirmação oficial por parte da universidade

Contudo, até ao momento, a UTAD não emitiu qualquer comunicado oficial sobre o caso. As autoridades ainda não identificaram os estudantes envolvidos nem determinaram a data exata da gravação.

O episódio destaca novamente o impacto das praxes académicas. Além disso, mostra como vídeos antigos ou encenados se espalham facilmente como se fossem reais, alimentando, aliás, a desinformação online.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela