Vida em Marte? A resposta poderá vir com “Perseverança” e “Ingenuidade”
Esta é a primeira missão da NASA para encontrar sinais de que Marte já terá sido habitado. O lançamento do robô “Perseverance” [Perseverança] e do drone “Ingenuity” [Ingenuidade] aconteceu às 12h50 desta quinta-feira, dando início a uma viagem de 483 milhões de quilómetros até ao Planeta Vermelho.
Veja o momento do lançamento.
Neste momento, sabe-se que já houve condições de vida em Marte, como a existência de água em estado líquido à superfície. A prioridade desta missão é saber se essa vida existiu mesmo. Espera-se, por isso, a confirmação da possibilidade de haver pelo menos microfósseis que registem vida, tal como a conhecemos, no passado de Marte.
A missão vai aterrar uma cratera com 49 quilómetros de diâmetro, perto do equador do planeta, que estaria cheia de água há mais de 3 mil milhões de anos.
O robô Perseverance vai recolher amostras de solo marciano em busca de compostos que possam indiciar a existência de atividade biológica no Planeta Vermelho.
Já o drone Ingenuity, com pouco mais de 15 centímetros e duas hélices, deve fazer voos de 90 segundos em várias zonas de Marte.
Esta missão da NASA vai ter uma fase inicial de sete meses, tempo que durará a viagem até Marte, onde vai aterrar em fevereiro de 2021.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Ingenuity não quer dizer ingenuidade, mas sim ENGENHO.
Ingenuidade seria ingenuousness ou naivety.
Cumprimentos,
José Barreto