Saúde

Viaturas do INEM sem condições de segurança e com quilómetros a mais

A Ordem dos Enfermeiros (OE) alertou esta sexta-feira o Governo para a degradação das viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER) do INEM, alegando que está em causa a segurança das equipas e o socorro à população.

“São carros que não oferecem segurança nenhuma. Muitas vezes estão prontos para operar com a equipa com um médico e um enfermeiro e depois, quando se vai pegar no carro, estão inoperacionais precisamente porque não têm condições”, adiantou à Lusa a bastonária da OE Ana Rita Cavaco.

Nas preocupações que Ana Rita Cavaco manifestou hoje à secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, a bastonária deu o exemplo da VMER do Hospital de São José, em Lisboa, que, em 9 de Janeiro, tinha mais de 450 mil quilómetros, assim como de um enfermeiro que hoje “ficou com o manípulo das mudanças na mão” quando estava a conduzir uma dessas viaturas.

As VMER destinam-se ao transporte rápido de uma equipa médica directamente ao local onde se encontra o doente e são compostas por uma equipa constituída por um médico e um enfermeiro com equipamento de suporte avançado de vida.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito