Verdes acusam Governo de abrir portas à privatização do INEM
O Partido Ecologista Os Verdes criticou esta quarta-feira a nova lei orgânica do INEM aprovada pelo Governo, acusando o Executivo PSD/CDS de fragilizar o Sistema Integrado de Emergência Médica e de abrir caminho à privatização parcial do socorro pré-hospitalar.

Em comunicado, o partido considera “inadmissível” a intenção do Ministério da Saúde de avançar com a chamada “Refundação do INEM”, através da transformação do instituto num Instituto Público de Regime Especial. Segundo Os Verdes, a reorganização prevista irá “fragilizar o serviço prestado pelo INEM”, através da redução de valências, dispersão de respostas por várias entidades e diminuição da capacidade operacional da emergência médica.
O partido alerta ainda para a possibilidade de entidades privadas intervirem no transporte urgente de doentes, alegadamente “sem formação adequada”, além da redução do número de ambulâncias e da transferência de meios para funções de transporte inter-hospitalar. Para Os Verdes, está em causa “a gestão pública do INEM” e uma mudança de modelo que substitui uma lógica de resposta urgente por “uma gestão orientada por números”.
O partido acusa ainda o Governo de promover “mais uma medida de desmantelamento do SNS”, defendendo que a prioridade deveria passar pela contratação e valorização dos profissionais de emergência médica e pelo reforço da capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde. Os Verdes sublinham que “a saúde não é um negócio” e alertam que estas alterações podem colocar “em risco a vida e a segurança dos utentes”.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







