Ventura marca presença histórica na posse de Donald Trump nos EUA
André Ventura confirma presença na cerimónia de posse de Donald Trump, destacando a importância política e internacional do evento.

O líder do Chega, André Ventura, anunciou que estará presente na próxima segunda-feira em Washington, na posse de Donald Trump, Presidente eleito dos Estados Unidos. Ventura junta-se à delegação Patriotas pela Europa, composta por nacionalistas do Parlamento Europeu, num momento que considera de grande relevância política e estratégica.
Segundo o próprio, a decisão foi tomada após consultas com o grupo europeu e a direção do partido. “Entendo que o mundo muda e que é essencial salvaguardar as relações entre Portugal e os Estados Unidos, assim como a mudança política que Trump representa na Europa”, declarou em conferência de imprensa. Ventura sublinhou ainda que não costuma participar em cerimónias de posse, mas abriu exceção devido às implicações globais desta mudança na Casa Branca.
O evento contará também com líderes de direita europeia, incluindo o presidente do Vox, Santiago Abascal, e um antigo primeiro-ministro da Polónia. Entre os planos de Ventura estão encontros com outras delegações, como a brasileira, mesmo após a impossibilidade de Jair Bolsonaro marcar presença. “Teremos vários encontros relevantes para fortalecer esta aliança política internacional”, afirmou.
No entanto, a participação de figuras europeias na posse será limitada. Apenas a primeira-ministra italiana, Georgia Meloni, confirmou a presença, representando a União Europeia. Nenhum outro líder europeu ou representante institucional recebeu convite para o evento.
O republicano Donald Trump, de 78 anos, venceu as eleições presidenciais de novembro de 2024 e assumirá funções na segunda-feira, num regresso que promete impacto tanto nos Estados Unidos quanto no cenário político internacional.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
O Donald Trump tá-se c@g para o André Ventura.
Que enorme orgulho! O Marcelito está-se a roer de inveja de não ter sido convidado! 🤣
Um pateta na posse dum palerma.
Amândio Correia Palheiras opinião que pelo visto a maioria do povo Americano não tem
Manuel Duarte, e? E então terei de ter a opinião dessa ingénua ou ignor@nte maioria!? A esmgadora maioria das pessoas por esse mundo fora partilha da minha opinião. E na monha opinião só nos EUA é que um criminoso condenado e acusado de 34 crimes se pode candidatar e ser eleito na base do populismo, da mentira, do insulto, da vigarice, da demagogia e falta de vergonha. Como é que um brutamontes que instiga à invasão ao Capitólio pode der eleito!?
Parabéns felicidades