PaísPolítica

Ventura critica Montenegro e acusa Governo de desperdiçar oportunidade de ouro para reformar a Constituição

André Ventura diz-se desiludido com Luís Montenegro por excluir a revisão constitucional das prioridades do Governo. Líder do Chega fala em oportunidade perdida para reformar o país.

O presidente do Chega, André Ventura, acusou este sábado o primeiro-ministro, Luís Montenegro, de estar a “perder uma oportunidade única” ao não colocar a revisão constitucional na agenda prioritária do Executivo. A crítica foi feita durante o Conselho Nacional do partido, onde Ventura lamentou a postura do Governo e reiterou a sua aposta numa reforma profunda do regime político.

“É incompreensível que um Governo com maioria relativa rejeite avançar com a única via que poderia mudar estruturalmente o país”, disse Ventura perante os dirigentes do partido reunidos.

A revisão constitucional tem sido uma das bandeiras políticas do Chega, que propõe alterações no sistema judicial, na segurança, nas competências do Presidente da República e na redução do número de deputados. Para o líder do partido, o atual contexto político, com um novo Executivo e uma nova composição parlamentar, representava “o momento certo” para concretizar essas mudanças.

No entanto, Luís Montenegro já tinha afastado essa hipótese nas últimas semanas, defendendo que o foco do Governo deve estar na estabilidade, nas finanças públicas e na recuperação económica. Uma posição que não convenceu Ventura, que sublinha que “sem uma nova Constituição, o país continuará preso às amarras do passado”.

A intervenção de André Ventura surge numa altura em que o Chega procura reforçar o seu posicionamento como força alternativa ao sistema político tradicional, criticando tanto o Governo da AD como os partidos da esquerda.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

3 Comentários

  1. Tiago Dinis sim, porque as pessoas foram logo a correr votar nele porque se sentiu mal. Ah sentiu mal? Tem o meu voto… 🤡 Eu não entendo como é que essas 💩s fazem sentido na vossa cabeça, a sério… Vou-me sentir mal só para ganhar votos 🤡😂🤡🤡🤡🤡🤡fdx… 🤦

  2. O partido que quer limpar Portugal…e comecar pelo prpio partido? Era ou é o unico sem relatorio contas aprovadas? Pode inserir na constituicao pena graves para os politicos que mentem descaradamente nas campanhas eleitorais e nao só. E excluir de deputados todos os que tem casos judiciais… deputados devem ou deviam ser um exemplo certo?

  3. Ana Paula Barros Agora traduz isso para 100% da população…. Pois é…. Mas num país repleto de fascistas e racistas…… e a senhora deve ser mais uma na lista.