Atualidade

Venezuelana María Corina Machado recebe Prémio Nobel da Paz

Comité atribui prémio Nobel da Paz

O Prémio Nobel da Paz foi este ano atribuído pelo Comité Norueguês do Nobel a María Corina Machado «pelo seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos do povo da Venezuela e pela sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia»,

O anúncio foi feito esta sexta-feira, em Oslo, Noruega, e deverá ser entregue a uma representante, uma vez que a activista venezuelana encontra-se em parte incerta.

María Corina Machado é líder da oposição na Venezuela e luta por eleições livre no país.

Em 2010, foi eleita para a Assembleia Nacional, obtendo um número recorde de votos, mas o regime expulsou-a do cargo em 2014.

No ano de 2017, a líder da oposição venezuelana ajudou a fundar a aliança Soy Venezuela, com o objetivo de unir as forças pró-democracia no país, independentemente das divisões políticas.

Em 2023, anunciou a sua candidatura à presidência para as eleições de 2024. Quando foi impedida de concorrer, apoiou o candidato alternativo da oposição, Edmundo Gonzalez Urrutia.

No entanto, a oposição mobilizou-se amplamente e reuniu documentação sistemática que comprovava que a agora vencedora do Nobel da Paz era a verdadeira vencedora das eleições.

O Comité Norueguês afirmou que a vencedora “mantém acesa a chama da democracia em meio a uma escuridão crescente”.

Este ano, entre os favoritos para vencer o galardão estavam várias organizações e órgãos: o Comité para a Proteção dos Jornalistas, as Salas de Resposta de Emergência do Sudão, o Escritório para Instituições Democráticas e Direitos Humanos da OSCE (ODIHR) e o Centro Carter, a Liga Internacional das Mulheres pela Paz e Liberdade, e ainda, o Tribunal Internacional de Justiça (CIJ) e o Tribunal Penal Internacional (TPI).

Entre as personalidades que também estavam nomeadas encontrava-se Yulia Navalnaya, a viúva do opositor russo Alexei Navalny, que assumiu protagonismo na luta contra o regime de Vladimir Putin.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela