Atualidade

Usa a bicicleta como meio de transporte? A GNR divulgou hoje algumas medidas a tomar

Gosta ou até mesmo opta por passear ou deslocar-se de bicicleta? A Guarda Nacional Republicana (GNR) divulgou esta sexta-feira certas medidas que deverá seguir para evitar acidentes, visto que apesar de já existir uma vasta quantidade de ciclovias, em certas alturas é inevitável a interação com automóveis.

A guarda começou por relembrar que os “velocípedes podem circular paralelamente numa via, no máximo de dois velocípedes, desde que a visibilidade e a intensidade do trânsito o permitam e que não causem perigo ou embaraço ao trânsito”, contudo, a “circulação deve ser feita pelo lado direito da via de trânsito, conservando das bermas ou passeios uma distância suficiente para evitar acidentes”.

Realçando depois as zonas urbanas que, deverá ter “uma atenção especial com portas que se abrem repentinamente e crianças que podem surgir entre dois veículos”. 

Acrescentam ainda que “os velocípedes conduzidos por crianças até 10 anos podem circular nos passeios, desde que não ponham em perigo ou perturbem os peões”.

No caso da existência de ciclovias a deslocação deverá ser feita nas mesmas, caso contrário, “o condutor de um veículo motorizado deve certificar-se de que na ultrapassagem de velocípedes que circulem ou se encontrem na berma, guarda a distância lateral mínima de 1,5 m e abranda a velocidade”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito