DestaquePaís
Em Destaque

Urgências fechadas: caos no atendimento em Lisboa e Vale do Tejo

Dois serviços de urgência em Lisboa e Vale do Tejo encerram na segunda-feira, agravando esperas e sobrecarregando hospitais da região.

Os serviços de urgência de Pediatria no Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, e de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Doutor Manoel Constâncio, em Abrantes, estarão encerrados na próxima segunda-feira, segundo o Serviço Nacional de Saúde (SNS). A situação gera preocupação entre os utentes, sendo aconselhados a contactar a linha SNS 24 (808 24 24 24) antes de se dirigirem às urgências.

Além destes dois encerramentos, 18 outros serviços de urgência estarão limitados a casos internos ou referenciados pelo CODU/INEM e SNS 24. Estas restrições afetam maioritariamente pediatria e ginecologia, com impacto significativo na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas também noutras zonas do país.

Longas horas de espera continuam a marcar os serviços ainda em funcionamento. No Hospital Santa Maria, em Lisboa, os tempos de espera ultrapassaram 12 horas e 39 minutos para casos urgentes, muito acima do limite de 30 minutos. Casos classificados como “muito urgentes” estão a ser atendidos em 38 minutos, também aquém do recomendado.

A situação é semelhante no Hospital Fernando Fonseca, na Amadora, onde doentes “muito urgentes” aguardam em média 1h14, quando o tempo máximo deveria ser de 10 minutos. Já os casos urgentes esperam 8h33 para atendimento. No Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, os casos muito urgentes têm um tempo médio de espera de 33 minutos, enquanto os urgentes aguardam 4 horas.

Utentes e profissionais da saúde apelam por soluções imediatas para aliviar o crescente impacto nas urgências, que enfrentam sobrecarga e escassez de meios de socorro.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito