Unidade de Hospitalização Domiciliária do HGO acompanhou 2.128 utentes em 5 anos
Sistema pioneiro em Portugal, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital Garcia de Orta foi criada no final de 2015, e o trabalho desenvolvido durante estes cinco anos permitiu aumentar a capacidade de internamento no Hospital Garcia de Orta em 20.860 dias para doentes cuja condição clínica exige que permaneçam em ambiente hospitalar.
Durante os cinco anos de existência, a UHD do Hospital Garcia de Orta realizou 24.657 visitas, com um tempo médio de visita de 37 minutos. Foram percorridos um total de 218.686 km em 34.178 deslocações e foram atendidas 10.693 chamadas de doentes, com 265 ativações de prevenção, 59 das quais com necessidade de deslocação de enfermeiro e/ou médico ao domicílio do utente.
Também a UHD multiplicou a sua capacidade de resposta, passando a sua lotação média de 5 doentes em 2015, para 30 em 2020 (5 dos quais Covid-19).
A UHD tem como objetivos garantir mais e melhor acesso aos cuidados de saúde, promovendo a redução das complicações inerentes ao internamento convencional (como as quedas ou infeções), criando ainda um entorno psicológico mais favorável ao doente, durante o período de tratamento, e valorizando o papel da família/cuidador, prevenindo a rejeição, o abandono e a institucionalização.
A UHD do HGO está integrada no serviço de Medicina Interna, e conta com uma equipa de 19 elementos que garantem a cobertura médica e de enfermagem, durante 24 horas, todos os dias do ano, inclusive feriados e fins-de-semana.
A equipa multidisciplinar é composta por médicos, enfermeiros, assistente social, farmacêutico, assistente técnico e administrador hospitalar. O número de profissionais disponíveis em tempo completo é de 4 médicos e 11 enfermeiros.
A referenciação dos doentes internados em HD é realizada pelo Serviço de Urgência, Centros de saúde, Serviço de Consultas externas ou pelo internamento “convencional”. Os doentes têm de ter um diagnóstico definitivo e estabilidade clínica, sendo sempre realizada uma avaliação médica, de enfermagem, e social.
Durante a pandemia COVID-19, a UHD acompanhou 336 doentes positivos para Sars-COv-2, realizando 1100 consultas médicas telefónicas e 459 visitas domiciliárias de enfermagem.
O Hospital Garcia de Orta foi responsável pela criação de bases para que, em Outubro de 2018, 25 hospitais assinassem a contratualização deste serviço com o Serviço Nacional de Saúde, existindo atualmente 31 unidades de HD em Portugal.
«São inúmeras as vantagens da HD comparativamente com o internamento convencional, na medida em que se verificam menos complicações, quer ao nível de infeções nosocomiais, de síndromes confusionais agudos, de reinternamentos, quer mesmo ao nível da prevenção do abandono e institucionalização dos mais frágeis», afirma Francisca Delerue, Diretora do Serviço de Medicina do HGO.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito