Setúbal

Unidade de Hospitalização Domiciliária da ULSA celebra 5.º aniversário com resultados notáveis

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) da Unidade Local de Saúde da Arrábida (ULSA) comemora esta semana o seu quinto aniversário, destacando-se como um pilar crucial na prestação de cuidados de saúde. 

Desde a sua fundação, a UHD já triou 1587 doentes e internou 889, somando um total de 6888 dias de internamento e 7912 visitas realizadas, com uma média de 7,9 dias de internação.

A taxa de mortalidade na UHD é de apenas 0,69%, enquanto o índice de satisfação dos pacientes e os seus familiares ultrapassam os 98%. A maioria dos pacientes (85%) vem dos serviços médicos e cirúrgicos do hospital, excluindo Psiquiatria e Pediatria. Outros 15% são referenciados diretamente do ambulatório: 6% da consulta externa, 5% dos Cuidados de Saúde Primários e ERPIs, e 4% dos Hospitais de Dia.

Para diminuir a necessidade de recorrer ao Serviço de Urgência, a UHD implementou, há um ano, a Consulta de UHD do Dia e as Visitas Domiciliárias da UHD. Estas iniciativas permitem que os doentes sejam observados e internados diretamente em casa, se necessário, sem a passagem pelo Serviço de Urgência. No último ano, foram realizadas 102 consultas e 27 visitas domiciliárias, resultando no internamento de 40 doentes nas suas residências.

Este modelo de hospitalização domiciliar tem se mostrado eficaz, reduzindo a pressão sobre os serviços de urgência e proporcionando um atendimento mais humanizado e satisfatório para os pacientes.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito