A Associação dos Ucranianos em Portugal apresentou uma queixa formal à Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), após múltiplos relatos de chamadas suspeitas recebidas por imigrantes ucranianos no país. Durante as ligações, os interlocutores, falando em russo, solicitam informações sensíveis, como dados bancários.
Nos últimos dois meses, centenas de cidadãos ucranianos relataram ter recebido telefonemas de números móveis e fixos portugueses. Os autores destas chamadas identificam-se como inspetores da Polícia Judiciária portuguesa, mas utilizam a língua russa, o que imediatamente levantou suspeitas.
De acordo com Pavlo Sadokha, presidente da associação, os responsáveis pelas chamadas parecem ter acesso a dados como nomes e números de telemóvel, mas desconhece-se como estas informações foram obtidas. “Já recebemos várias queixas sobre o caso, e sabemos de pessoas que recorreram diretamente à polícia”, afirmou o dirigente.
A principal preocupação reside na possibilidade de um roubo massivo de dados pessoais, abrangendo contactos, nomes, apelidos e nacionalidade. Embora as vítimas não estejam ligadas por redes sociais ou outras plataformas comuns, todas partilham a origem ucraniana ou, em alguns casos, são opositores russos ao regime de Moscovo. As chamadas, no entanto, não apresentam cunho político, focando-se exclusivamente em possíveis tentativas de burla.
A associação recolhe os números utilizados nas chamadas e testemunhos das vítimas para entregar às autoridades portuguesas, na expectativa de que o caso seja investigado a fundo. “Isto nunca aconteceu antes, mas tudo indica ser uma tentativa de burla sofisticada”, concluiu Pavlo Sadokha.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito