Economia

Turismo está a pesar menos para o crescimento da economia

O turismo foi muito responsável pela recuperação do PIB no período Pós-Pandemia. Agora, esta “desaceleração” é expectável.

No ano passado (2023), o sector do turismo pesou 1,1 p.p. no crescimento de 2,3% do PIB, pouco menos de metade do total.

Este ano, segundo as previsões do gabinete de estudos económicos do BPI, o turismo deverá representar entre 0,5 p.p. e 0,7 p.p. de um crescimento estimado em 1,8%.

A desaceleração do crescimento do turismo “pode ter um impacto significativo” na economia portuguesa, diz Pedro Braz Teixeira, economista e diretor do gabinete de estudos do Fórum para a Competitividade.

No entanto, os dados mais recentes do Banco de Portugal mostram um contínuo crescimento das receitas do sector do turismo, ainda que a um ritmo menos acelerado.

Este abrandamento era expectável na medida em que Portugal foi dos destinos turísticos que primeiro recuperou dos níveis pré-pandemia”, explica Tiago Alexandre Correia, analista do departamento de estudos económicos do BPI.

Esta desaceleração iria ocorrer naturalmente, uma vez que os mercados que recuperaram mais tardiamente da pandemia começaram a captar uma “parte maior do crescimento da atividade turística global”, sublinha Tiago Correia.

Mais rápida ou menos rápida, a captação de turistas continua a aumentar, e “prevê-se que continue a abertura de novos hotéis”, “mesmo que haja um recuo parcial no alojamento local”, sublinha o economista Pedro Braz Teixeira ao jornal Público. 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito