
O turismo continua a crescer em Palmela, com um aumento de 4,25% nas dormidas em 2023, face ao ano anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) e da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERTRL). Desde a pandemia, o concelho tem vindo a recuperar de forma consistente, com especial destaque para o crescimento de mais de 90% entre 2021 e 2022.
As dormidas de turistas internacionais representam atualmente 46% do total, com Espanha (20,2%), França (8,6%), Reino Unido (8,5%), Estados Unidos (3,7%) e Alemanha (3,5%) a liderarem as nacionalidades que mais visitam Palmela.
Em termos económicos, o setor do turismo continua a afirmar-se como um pilar relevante. Em 2023, havia 1.438 pessoas a trabalhar em empresas ligadas ao alojamento, restauração e similares, representando um crescimento de 9,1% em relação a 2019. O volume de negócios cresceu 37,3% nesse período, com destaque para o setor do alojamento, que registou um aumento expressivo de 86,7%. O Valor Acrescentado Bruto (VAB) das empresas também subiu 37,7%.
Para Luís Miguel Calha, Vice-Presidente e Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Palmela, estes dados são reflexo de um trabalho contínuo com os agentes locais, «ancorado na Estratégia de Desenvolvimento Turístico do Município e da ERTRL».
Em 2025, Palmela lançou o projeto “Apaixone-se por Palmela”, que reúne mais de 100 experiências turísticas, com propostas personalizadas para casais, famílias, grupos de amigos e visitantes de todas as idades. A campanha visa valorizar a identidade local e estimular a economia do concelho.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito