DestaqueMundo
Em Destaque

Trump pondera enviar criminosos presos para outros países — Solução controversa em análise

Donald Trump considera enviar criminosos detidos nos EUA para prisões no estrangeiro, após oferta de El Salvador. A medida está em análise e levanta questões jurídicas.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou que estuda a possibilidade de transferir criminosos norte-americanos condenados em casos graves para prisões no estrangeiro. A medida surge na sequência de uma oferta feita por El Salvador, que se mostrou disponível para acolher estes detidos com migrantes ilegais deportados dos EUA.

“Se tivermos o direito legal de o fazer, fá-lo-ia num abrir e fechar de olhos”, afirmou Trump, acrescentando que o governo norte-americano analisa as implicações legais da proposta. As declarações foram feitas na Sala Oval, em resposta a questões de jornalistas, conforme noticiado pela agência Associated Press (AP).

A oferta do governo de El Salvador para aceitar e prender criminosos violentos norte-americanos levanta questões legais complexas. No entanto, Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, classificou a proposta como “muito generosa”, sublinhando que caberá ao Presidente decidir se avança com esta solução.

Segundo Rubio, este acordo inédito foi discutido com o Presidente salvadorenho, Nayib Bukele, e prevê que El Salvador aceite deportados de qualquer nacionalidade, incluindo cidadãos norte-americanos e residentes legais condenados por crimes violentos. O secretário de Estado sublinhou, contudo, que a questão legal continua a ser avaliada.

“Temos uma Constituição e há legalidades envolvidas, mas nunca ninguém fez uma oferta como esta”, explicou Rubio, referindo-se à possibilidade de terceirizar, por uma fração do custo, a prisão de alguns dos criminosos mais perigosos dos EUA.

Esta proposta poderá redefinir as políticas de imigração e encarceramento dos Estados Unidos, provocando um intenso debate jurídico e político. A comunidade internacional aguarda com expectativa uma decisão definitiva da administração Trump.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito