Tribunal deixa em liberdade suspeitos de burla na Navigator
O Departamento de Investigação Criminal de Setúbal, da Polícia Judiciária, com a colaboração da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, levou a cabo a ‘Operação Gorgulho’ no âmbito da qual deteve 16 homens com idades compreendidas entre os 31 e os 64 anos, por sobre eles recaírem fortes indícios da prática do crime de corrupção passiva no setor privado.
O Tribunal de Setúbal decretou hoje as medidas de coação de Termo de Identidade e Residência (TIR) e proibição de contactos aos 16 suspeitos de terem lesado a fábrica local da Navigator em milhões de euros desde 2017.
Os presumíveis autores são trabalhadores da Navigator, que tem como principal atividade económica a produção de pasta de papel, exercendo funções na zona da receção e medição da matéria-prima.
A investigação efetuada permitiu apurar que, desde 2017, pelo menos, conluiados com alguns fornecedores e a troco de elevadas contrapartidas pecuniárias, adotaram um conjunto de procedimentos fraudulentos, relativamente à qualidade, quantidade, espécie, peso e densidade da matéria-prima inspecionada, lesando a empresa em milhões de euros.
Durante a operação desencadeada, que envolveu mais de 50 operacionais, foram realizadas duas dezenas de buscas, domiciliárias e não domiciliárias, a norte e sul do Tejo, e constituídas arguidas cinco pessoas singulares e seis pessoas coletivas, para além dos detidos.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito