AlmadaAtualidadeBarreiroMontijoSeixal

Transtejo e Soflusa passam a ser uma única empresa

O ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, anunciou esta quarta-feira a fusão entre as empresas Transtejo e Soflusa.

Duarte Cordeiro falava numa audição parlamentar na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, em resposta a requerimentos apresentados pelo PCP, PSD, PS, BE e IL acerca da «aquisição de navios elétricos e de baterias pela Transtejo».

O ministro explicou que «quando o Governo iniciou o mandato, tinha a convicção de que não fazia sentido manter dois operadores fluviais, cuja atividade se realiza na mesma região, ambos responsáveis pela realização de um serviço público de transporte. Tratava-se de uma divisão que não fazia sentido.»

Desta forma, o Governo pretende avançar com a fusão das duas empresas, e assim «permitir a harmonização de condições para os trabalhadores e uma maior flexibilidade de gestão, quer ao nível dos recursos humanos, quer ao nível dos equipamentos».

Tecnicamente, esta não será uma fusão, mas sim uma dissolução com integração noutra empresa, adiantou o governante, que garantiu que serão salvaguardadas todas as preocupações laborais dos trabalhadores.

Quanto ao quadro de pessoal das duas empresas, Duarte Cordeiro explicou que, no final deste ano, os recursos humanos contarão com 461 efetivos, mais 5% do que no final do ano passado. A Transtejo é responsável pela ligação do Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, a Lisboa, enquanto a Soflusa faz a travessia entre o Barreiro, também no distrito de Setúbal, e o Terreiro do Paço, em Lisboa.

As empresas têm atualmente uma administração comum.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito